-->

Carnaval: Estado promove campanha para jovens

Publicidade
Gildean Farias

São Luís, MA. Mais de mil pessoas passaram pela Tenda da Juventude na campanha “Juventude prevenida, dando um baile de alegria!”, durante o lançamento da ação, na sexta-feira (6), na Praça Deodoro, em São Luís. No espaço, eles foram orientados sobre prevenção de acidentes de trânsito, risco de uso de drogas, afogamentos, violência, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e doação de sangue.

Realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parcerias com outros órgãos estaduais e municipais, a ação distribuiu panfletos informativos sobre os temas abordados e preservativos. Além das pessoas que comparecerem à Tenda da Juventude, a equipe da secretaria abordou e distribuiu panfletos nos arredores da Praça Deodoro.

Tatiana Pereira
Secretária Tatiana Pereira durante lançamento da campanha na cidade de Mirinzal
A titular da Seejuv, Tatiana Pereira, participou das ações e ressaltou a importância da ação para sensibilizar os jovens sobre os cuidados com a saúde. “É no Carnaval que ocorre o maior número de registro de ocorrência de danos nos jovens. Por isso, a campanha tem o formato e linguagem específica para que seja acessível aos jovens”, disse.

No interior

A campanha “Juventude prevenida, dando um baile de alegria!” também foi lançada, na sexta-feira (6), pela secretária Tatiana Pereira no município de Mirinzal, que representou as 19 cidades que receberão a ação durante o período carnavalesco. A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário municipal de Juventude, Denis Ribeiro; do prefeito da cidade, Amaury Almeida; e de representantes de movimentos juvenis da região.

Denis Ribeiro destacou a responsabilidade de estar no lançamento da campanha para o interior do estado. Segundo ele, isso aumenta, ainda mais, a missão que assume, de pensar e adotar políticas públicas para a juventude.

“Estamos honrados e com a responsabilidade redobrada, no mesmo dia em que assumimos a pasta da Juventude em Mirinzal, receber a secretária de Estado da Juventude, que nos trouxe mais essa missão, que foi ser o município escolhido para abrir a campanha de carnaval voltada para os jovens. Vamos ser multiplicadores dessa importante ação, que tem como principal objetivo, a promoção da vida da juventude”, comentou.

No discurso de lançamento, Tatiana Pereira ilustrou a importância da campanha “Juventude prevenida, dando um baile de alegria!”, destacando números relacionados aos jovens maranhenses, referentes a casos de DSTs/AIDS e acidentes no trânsito.

“Um dos alvos da campanha é a questão da prevenção de acidentes de trânsito. A mortalidade juvenil nessa área coloca o Maranhão em destaque negativo em nível nacional, com os altos índices de mortes de jovens no trânsito. O município de Presidente Dutra, por exemplo, destaca-se por ocupar a primeira posição no ranking nacional quanto ao número de óbitos em acidente de trânsito dos 200 municípios com as maiores taxas e entre os 1.663 municípios com mais de 20 mil habitantes”, ilustrou a secretária.

Mais dados

Dados da ONG Solidariedade é Vida, mostram que no Maranhão, vivem atualmente mais de 12 mil pessoas com o vírus da AIDS. Outros números que preocupam estão relacionados ao trânsito. Entre 2012 e 2013, foram registradas 674 mortes no trânsito, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam que 85% das UTIs dos hospitais maranhenses são ocupadas por vítimas de trânsito.

Campanha nos circuitos

Em São Luís, a programação da campanha seguiu no sábado (7), a partir das 19h, com visitação da equipe da Seejuv, nos espaços da folia nos bairros do Anjo da Guarda, Vila Embratel, Estiva, João Paulo, Bairro de Fátima, Liberdade e, ainda, os blocos da Bandida e Bicicletinha do Samba, no Centro. Em todos os locais, a equipe fez panfletagem e conversou com os brincantes sobre a prevenção e os cuidados com a saúde durante o carnaval. Ao todo, mais de 1.200 pessoas receberam as orientações e informações da campanha nesses espaços.

No domingo (8), a equipe esteve no circuito carnavalesco Deodoro/Madre Deus. Já durante o período oficial do carnaval, compreendido de sexta-feira (13) a terça-feira (17), a Tenda da Juventude estará montada na Passarela do Samba. Além disso, integrantes da equipe da Seejuv continuarão levando os informativos para os foliões do circuito Deodoro-Madre Deus.
Advertisemen