-->

São Luís recebe prêmio "Melhoria da Qualidade do Ar"

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís receberá nesta quinta-feira (4), às 14h, o prêmio "Melhoria da Qualidade do Ar" em reconhecimento às boas práticas ambientais da gestão. A premiação foi alcançada pelo desenvolvimento do programa de coleta de pneus, que integra as ações de coleta seletiva desenvolvida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A cerimônia de entrega da premiação será realizada no auditório do Sest/Senat, na Jordoa.

"Nossa gestão investe em práticas que aprimorem o desenvolvimento sustentável e o integre ao cotidiano das ações da Prefeitura em diversas áreas. Temos, por exemplo, trabalhos de reciclagem e reaproveitamento, desenvolvidos pelos núcleos de educação ambiental das secretarias, que também agem na instrução dos cidadãos quanto aos cuidados com o meio ambiente. Queremos proporcionar um ambiente cada vez mais saudável, livre de poluentes, para a população", afirmou o prefeito Edivaldo.

Coleta seletiva
Coleta de pneus é um dos programas de caráter ambiental da Prefeitura de São Luís
 Este ano, a Prefeitura será premiada não somente pelo caráter ambiental que o programa de coleta de pneus tem, mas também pelo cuidado com a saúde da população, já que pneus abandonados são potenciais criatórios do mosquito transmissor da dengue. O processo de coleta seletiva de pneus está integrado à política de governo do prefeito Edivaldo para melhoria da qualidade de vida em São Luís.

Para o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, a premiação reflete a visão amplificada a respeito da limpeza pública, aliada à proteção ambiental. "O prêmio é um reconhecimento ao trabalho do prefeito Edivaldo, que tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento da cidade em todos os seus aspectos. Prova disso é que o serviço de limpeza pública de São Luís nesta gestão vai além da questão urbanística, abrangendo ações relacionadas à saúde pública e à preservação do meio ambiente", disse Araújo.

O procedimento foi estabelecido em São Luís através de parceria com a Reciclanip, empresa ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. O convênio prevê que os pneus coletados sejam transportados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Juazeiro (CE).

Diariamente, a Prefeitura realiza o recolhimento de pneus inservíveis em 326 pontos estratégicos cadastrados na Semosp, a maioria borracharias. Em média, 7 mil pneus são retirados mensalmente das vias urbanas da cidade, incluindo visitas das equipes da Semosp a borracharias não credenciadas como pontos estratégicos. Nos últimos dois anos, foram recolhidas aproximadamente 115 toneladas de pneus.

Os agentes de limpeza recolhem ainda os pneus de carros de passeio, motos, ônibus, carreta e bicicletas, que se encontrem descartados indevidamente em vias públicas e terrenos. Com o apoio da equipe do programa de Prevenção contra a Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Prefeitura também faz o recolhimento em quintais de residências e empresas.

Todo o material inservível é disposto no ecoponto na sede da Semosp, no São Cristóvão. O material fica à espera do transporte para destinação final, que corresponde ao reaproveitamento de maneira ecologicamente correta pela Reciclanip. Por mês, três carretas, em média, com capacidade para transportar 24 toneladas, saem carregadas de pneus recolhidos na cidade e armazenados no ecoponto na Semosp.

Sobre a Premiação

O prêmio Melhoria da Qualidade do Ar está em vigor desde 2012 no Maranhão, sendo concedido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviárias dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O troféu é feito de material reciclável, como peças metálicas de ônibus e caminhões, confeccionadas pelo artista plástico Fábio Vidotti. Na ocasião, a coordenação do Programa de Combate a Dengue da Semus, terá um estande onde fará conscientização e prevenção da doença.
Advertisemen