-->

São Luís promove Semana de Prevenção à Aids

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís realiza a partir desta segunda-feira (1º) a Semana Municipal de Prevenção à AIDS. O evento, coordenado pela Secretaria de Saúde (Semus), marca as ações do Município pelo Dia Mundial de Combate à Aids. Ao longo da semana, será desenvolvida uma ampla programação com o tema “Sua Atitude Muda Tudo”, para estimular a realização do exame que detecta a doença e combater a propagação do preconceito e discriminação aos portadores do vírus.

De acordo com a titular da Semus, Helena Duailibe, o prefeito Edivaldo tem investido nas ações de prevenção, diagnóstico, assistência e acesso aos antirretrovirais, medicamentos utilizados no tratamento da doença. Ela frisou que a Semana de Prevenção será essencial para mobilizar a população sobre a prevenção da doença e fortalecer as ações já desenvolvidas pela Prefeitura, principalmente junto aos jovens.

Aids

“Os dados epidemiológicos mostram que tem havido maior incidência de casos de Aids na faixa etária de 20 a 34 anos; por isso, é preciso fazer com que as informações sobre a doença cheguem a esse público, para aumentar a conscientização sobre as formas de prevenção e provocar mudanças no comportamento sexual, melhorando o controle da infecção pelo HIV”, afirmou a secretária.

Entre as ações de destaque do Município está a descentralização da testagem rápida e ampliação do diagnóstico com a capacitação de 42 unidades básicas de saúde, que atualmente realizam o teste. O procedimento detecta em 15 minutos a contaminação pelo vírus da Aids. Por mês, a Semus realiza em média 3 mil testes rápidos.

Outro passo significativo nas ações do Município é a distribuição em larga escala de preservativos masculinos e femininos à população em unidades de saúde. As ações de prevenção à doença também são realizadas em escolas, empresas e durante eventos públicos.

Segundo dados da Semus, a taxa de incidência de casos de Aids na capital é de 42,5 para cada 100 mil habitantes. O tratamento e prevenção à doença é uma das prioridades na política de saúde do Município. A rede municipal conta com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no Centro de Saúde do Bairro de Fátima. O local oferece aos soropositivos, assistência e tratamento com médicos especialistas e medicamentos.

O Município também dispõe de dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Localizados nos bairros do Lira e do Anil, os CTAs disponibilizam testes rápidos e orientação aos pacientes.
Advertisemen