-->

Portugal se congratula com decisão histórica

Publicidade
Jornal I

Lisboa, Portugal. Portugal congratula-se com o anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, divulgado na quarta-feira por Washington e Havana, qualificando a decisão como histórica, referiu hoje a diplomacia portuguesa.

“Trata-se de uma decisão histórica que – incluindo, a prazo, a reabertura das embaixadas nas respectivas capitais – certamente contribuirá para normalizar os laços que unem dois povos vizinhos e naturalmente próximos”, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, num comunicado.

Obama, Raul e Dilma

Na mesma nota, a diplomacia portuguesa menciona a questão do embargo económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de meio século, expressando votos de que o gesto agora anunciado “possa vir também a contribuir para um levantamento ou uma revisão do embargo a Cuba, em benefício das economias e dos cidadãos de ambos os países”.

O ministério recorda ainda que Portugal tem “consistentemente defendido, no seio da União Europeia, uma posição a favor da manutenção de canais abertos de diálogo político-diplomático com Cuba”, através, designadamente, das negociações em curso sobre o futuro Acordo de Diálogo Político e de Cooperação com aquele país.

Os presidentes dos Estados Unidos e de Cuba, Barack Obama e Raul Castro, respectivamente, anunciaram na quarta-feira o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

O embargo contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois de uma fracassada invasão da ilha conhecida como “Baía dos Porcos”, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro, em 1961.

Ainda na quarta-feira, os Estados Unidos libertaram os últimos três membros do grupo que ficou conhecido como os “Cinco de Cuba”, condenados em 2001 por espionagem.

A libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labanino e Antonio Guerrero foi anunciada no mesmo dia em que o regime de Havana libertou o norte-americano Alan Gross, detido há cinco anos, em Cuba, também por espionagem.

Em Abril deste ano, no âmbito da visita do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, a primeira de um titular deste cargo desde 2009, uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal queria retomar a relação política com Havana.

Em Novembro último, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, liderou uma missão empresarial portuguesa a Cuba.
Advertisemen