-->

Flávio Dino reúne-se com governadores eleitos do NE

Publicidade
Governo da Paraíba

João Pessoa, PB. A Paraíba sedia, nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções de João Pessoa, o Encontro dos Governadores Eleitos do Nordeste. Representantes dos nove estados da Região participam do evento. Ricardo Coutinho, governador reeleito pela Paraíba, será o anfitrião do encontro que vai discutir uma pauta única para os estados nordestinos.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, o objetivo do encontro é construir uma pauta regional, e não para Estados de forma isolada, e que, ao mesmo tempo, envolva as áreas de turismo, logística, portos, aeroportos e obras a exemplo da ferrovia Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco. “Vamos dialogar com os novos governadores a construção de uma agenda positiva para o País com temas convergentes. Pretendemos criar um ambiente para discutir presente e futuro da região, mas numa perspectiva integradora com o País”, afirmou o governador.

Ricardo Coutinho, único reeleito na Região, é o anfitrião do encontro dos governadores eleitos do Nordeste
Ricardo destacou que o País vive um momento crucial para reduzir a inflação, mas fez um alerta para que as medidas fiscais a serem adotadas não representem descuido com investimentos em infraestrutura. “Se o País fizer isso poderá pagar caro nos próximos anos por estarmos perdendo competitividade. Já conversei com os governadores e sei que eles concordam com isso. Queremos equilíbrio fiscal, mas sem descuidar dos investimentos na infraestrutura, na área logística e que continue a ter os grandes projetos. É conjugar equilíbrio fiscal com manutenção do desenvolvimento e da infraestrutura deste País”, ressaltou Ricardo Coutinho.

Perfil dos participantes

Ricardo Coutinho, governador reeleito da Paraíba pelo PSB – Natural de João Pessoa, Ricardo Vieira Coutinho nasceu em 1960. É formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cargos Exercidos – Em 1992 foi eleito vereador de João Pessoa pelo PT e reeleito em 1996. Foi eleito deputado estadual em 1998 e reeleito em 2002. Em 2004, foi eleito prefeito de João Pessoa, desta vez pelo PSB, e reeleito em 2008. Em 2010, foi eleito governador do Estado da Paraíba.

Camilo Sobreira Santana, governador eleito do Ceará pelo PT – Natural do município do Crato, no Ceará, Camilo Sobreira de Santana nasceu em 1968. É formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma universidade.

Cargos Exercidos –Foi eleito deputado estadual do Ceará em 2010.

Robinson Faria, governador eleito do Rio Grande do Norte pelo PSD –Iniciou a carreira política em 1986, quando foi eleito o deputado mais jovem do Rio Grande do Norte. Com 54 anos, Robinson Faria nasceu em Natal e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Por duas vezes o parlamentar mais bem votado do Estado, exerceu o cargo de deputado estadual por 26 anos.

Cargos Exercidos –Exerceu o cargo de deputado estadual do Rio Grande do Norte por 26 anos. Em 2010, foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini no Rio Grande do Norte. Foi nomeado secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos em 2011.

Renan Filho, governador eleito de Alagoas pelo PMDB – Natural do município alagoano de Murici, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho nasceu em 1979 e é formado em Economia na Universidade de Brasília. Seu primeiro contato com a política foi ao lado do pai, Renan Calheiros.

Cargos Exercidos –Foi eleito prefeito de Murici (AL) em 2004 e reeleito em 2008. Em 2010, foi eleito deputado federal de Alagoas.

Rui Costa, governador eleito da Bahia pelo PT – Nascido em 1963 na capital do Estado, Salvador, Rui Costa dos Santos é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira política participando no movimento sindical ainda na década de 1980 ao lado de Jaques Wagner, quando chegou a dirigir o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica).

Cargos Exercidos – Em 2000, foi eleito vereador de Salvador (BA) e reeleito em 2004. Assumiu o cargo de secretário de Relações Institucionais da Bahia em 2007. Foi eleito deputado federal pela Bahia em 2010. Em 2012, foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil da Bahia.

Flávio Dino, governador eleito do Maranhão pelo PCdoB – Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino também é professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão. Nascido na capital maranhense, em 1968, Flávio Dino de Castro e Costa iniciou sua vida política ainda na adolescência com participações em movimentos estudantis.

Cargos Exercidos – Em 2006 foi eleito deputado federal do Maranhão. Em 2011 foi nomeado presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Paulo Câmara, governador eleito de Pernambuco pelo PSB – Natural da capital pernambucana de Recife, Paulo Henrique Saraiva Câmara nasceu em 1972, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública, todos pela mesma instituição.

Cargos Exercidos – Foi nomeado secretário de Administração de Pernambuco em 2007. Em 2010, foi nomeado secretário de Turismo de Pernambuco. Foi nomeado secretário da Fazenda de Pernambuco em 2011.

Wellington Dias, governador eleito do Piauí pelo PT – Natural do município piauiense de Oeiras, José Wellington Barroso de Araújo Dias nasceu em 1962, é formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e especializado em Políticas Públicas e Governo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cargos Exercidos – Em 1992m foi eleito vereador de Teresina (PI). Foi eleito deputado estadual do Piauí em 1994. Em 1998, foi eleito deputado federal do Piauí. Foi eleito governador do Piauí em 2002 e reeleito em 2006. Em 2010 foi eleito senador do Piauí.

Belivaldo Chagas Silva, vice-governador eleito de Sergipe pelo PSB – Nasceu em 1960, na cidade de Simão Dias. Já exerceu o cargo de defensor público, foi deputado estadual por quatro legislaturas, secretário de Estado da Articulação com os Municípios, coordenador geral do Projeto Nordeste e secretário estadual de Educação de Sergipe. Atualmente, é o vice- governador eleito do Estado de Sergipe, que tem como governador reeleito, Jackson Barreto (PMDB).

Participo agora na Paraiba da reunião dos governadores do Nordeste. Precisamos continuar a estimular o desenvolvimento regional.
Advertisemen