-->

Brasil vende 2,3 milhões de tablets

Publicidade
Tablet
Convergência Digital

O Brasil vendeu 2.3 milhões de unidades de tablets no terceiro trimestre, uma alta de 18.1% se comparado ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 18.3% na comparação com o 2º trimestre deste ano. Foram mais de 590 mil tablets vendidos em julho, mais de 755 mil em agosto e mais de 963 mil em setembro, revela estudo da IDC Brasil.

"Após um primeiro semestre considerado fraco, impactado principalmente pela Copa do Mundo, as nossas expectativas estão se confirmando. Ou seja, apesar do baixo desempenho da economia e das eleições presidenciais, as vendas retomaram fôlego no 3º trimestre”, afirmou Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.

Segundo ele, setembro teve um ótimo desempenho em função do início do abastecimento das lojas para o período de final de ano. “O Dia das Crianças, mais uma vez, foi uma data importante, mas devemos destacar a Black Friday, que, definitivamente, veio para ficar. Este ano, notamos uma demanda muito grande por parte de fabricantes e varejistas, que fez com que o desempenho deste trimestre quase batesse o recorde registrado no 4º trimestre de 2013”, diz Hagge.

O estudo do terceiro trimestre de 2014 da IDC Brasil mostrou também que 95% dos tablets comercializados têm sistema operacional Android, que 88% dos aparelhos possuem tela de até 8 polegadas e que 78% custavam até R$ 500, sendo 51% abaixo dos R$ 300. “O tablet continua sendo o dispositivo mais barato para quem quer acessar a internet e os produtos de entrada continuam se destacando no mercado”, completa Hagge.

Para este ano, a IDC prevê 17% de crescimento do mercado, com mais de 10 milhões de unidades vendidas. Já em 2015, a consultoria prevê alta de 10%. “A expectativa para o ano que vem pode ser impactada por projetos de educação que serão implementados pelo governo federal”, ressalta o analista.

A venda de notebooks com telas destacáveis não atingiu 10 mil unidades no 3º trimestre de 2014, mas a IDC Brasil espera um forte crescimento para os próximos anos, principalmente por conta da maior oferta de produtos de entrada. “Ainda é um mercado novo no país, o usuário está se acostumando com a ideia de ter duas opções de produto em um mesmo formato, mas os vários lançamentos a preços populares tendem a impulsionar ao mercado. Para 2015, nossa estimativa é que a venda dos notebooks com tela destacável aumente 500%”, finaliza Hagge.
Advertisemen