-->

UAB: São Luís sedia Fórum Nacional de Coordenadores

Publicidade
UAB
Paula Lima

São Luís, MA. Nos próximos dias 20 e 21 de novembro, São Luís sediará pela primeira vez, o Fórum Nacional de Coordenadores Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro, marcado para acontecer no Hotel Veleiros (Ponta d’ Areia), está sendo organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o Instituto Federal (Ifma).

O Fórum tem se reunido regularmente com vistas a buscar de forma coletiva o fortalecimento do programa UAB. Neste ano, já foram realizados três encontros: em Brasília (DF), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).

O foco desta edição será o compartilhamento de práticas inovadoras. As IES que integram o sistema UAB foram convidadas a apresentar uma de suas boas práticas que estejam vinculadas a três eixos: práticas pedagógicas, inovação tecnológica e gestão de EaD.

De acordo com a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, Maria Luisa Furlan, o encontro visa contribuir com o processo de institucionalização da modalidade de educação a distância, nas instituições de ensino superior, buscando sempre instigar e incentivar a aproximação dos coordenadores UAB e seus adjuntos, tanto virtualmente quanto presencialmente.

“O Fórum atua na formulação de diretrizes, definição de critérios técnicos e pedagógicos, parâmetros e demais ações no âmbito do Sistema UAB. A intenção é divulgarmos o trabalho desenvolvido nas instituições, trocando informações, experiências e propondo novos caminhos, soluções e discussões, visando ao aperfeiçoamento da modalidade no país”, enfatizou a presidente, que estará presente no evento, juntamente com toda a diretoria da Capes.

A coordenadora geral do UemaNet, Profª Dra. Ilka Serra, explica o diferencial deste evento e afirma que sediar o Fórum pela primeira vez é motivo de orgulho para a Uema e todo o Estado. “Este Fórum será diferente dos demais, pois nele serão tratadas diversas questões inerentes ao fomento da EaD pelo governo federal, além do marco regulatório da educação a distância, no País. Estamos bastante orgulhosos por recebermos em nosso Estado os integrantes do Fórum e discutirmos, aqui, os próximos rumos da EaD”, ressalta a coordenadora. E acrescenta: “É imprescindível que essa modalidade seja percebida como possibilidade de inclusão e formação - tanto de técnicos na área profissionalizante quanto de professores”.

O Fórum

Atualmente, 104 instituições integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil, sendo 56 universidades federais, 31 universidades estaduais e 17 institutos federais. Em cada instituição existe um coordenador UAB e um adjunto que automaticamente passam a fazer parte do Fórum Nacional de Coordenadores UAB.
Advertisemen