-->

Três blhões acessam a internet no planeta

Publicidade
Canaltech

A União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), agência das Nações Unidas especializada em estudos sobre tecnologia da informação, divulgou nesta segunda-feira, 24, seu mais recente relatório sobre o nível de conectividade no mundo, o Measuring the Information Society.

Segundo estudo, mais de 3 bilhões de pessoas no mundo já estão online, com uma taxa de crescimento no uso da internet de 6,6% a nível global em 2014. Enquanto nos países desenvolvidos o aumento foi de 8,7% no ano, em nações emergentes a participação da população na vida digital foi de 3,3%.

Internet

A pesquisa também mostra que o número de usuários conectados à internet nos últimos cinco anos (2009-2014) duplicou nos países em desenvolvimento - dois terços das pessoas online vivem nesses locais. Mesmo com 3 bilhões de usuários em todo o mundo, a agência revelou que outras 4,3 bilhões de pessoas ainda não possuem acesso à web, e que 90% desses cidadãos vivem em locais ainda não-desenvolvidos. Além disso, 2,5 bilhões de pessoas moram nos 42 países considerados menos conectados do planeta e com dificuldade de acesso à tecnologia da informação, comunicações e infraestrutura.

No início de novembro, a ITU reafirmou sua meta de fazer com que mais 1,5 bilhão de pessoas consigam acessar a rede até 2020, como parte de uma agenda de metas de conectividade global para a virada da década. Segundo o secretário-geral da instituição, Hamadoun Touré, a tecnologia permite tornar o mundo um "lugar muito melhor, em particular para aqueles que são os mais pobres e os mais marginalizados incluindo mulheres, jovens e pessoas com deficiência".

O relatório prevê ainda que a área de telefonia móvel alcançará 7 bilhões de assinaturas no final de 2014, o que corresponde quase ao total da população do planeta. No entanto, Touré afirmou que isso não significa necessariamente que todas as pessoas estejam conectadas, uma vez que muitos usuários possuem mais de uma linha telefônica.

A ITU acredita que 450 milhões de pessoas ainda vivam em locais que não possuem nenhum serviço ou cobertura móvel. Mesmo com os índices, a agência acredita que em melhorias substanciais no acesso à banda larga - em 2004, o nível internacional de desenvolvimento social de internet banda larga era de apenas 9%, chegando em 30% neste ano.

O relatório classificou os países de acordo com o Índice de Desenvolvimento de TIC. A Dinamarca lidera o ranking, seguida pela Coreia do Sul e Suécia em terceiro. O Brasil ficou na 65ª posição.
Advertisemen