-->

Moradores do Itaqui-Bacanga concluem cursos

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), certificou na tarde desta quinta-feira (6) 140 estudantes nos cursos de caldeiraria e maçarico. A formação integra as ações do Projeto Técnico de Trabalho Social (PTTS) do Programa de Serviços Urbanos de Água e Esgoto. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Gapara, na Vila Embratel.

Senai
Solenidade de entrega dos certificados foi no Senai do Gapara na Vila Embratel
O titular da Semosp, Antônio Araújo, representou o prefeito Edivaldo durante o evento e parabenizou os estudantes pela conquista. “Parabenizo e incentivo os alunos a continuar se capacitando. A formação desses profissionais é fundamental para o desenvolvimento da cidade, tanto quanto ter obras em andamento. Os cursos buscam formar profissionais e cidadãos, colaborando com a política social desenvolvida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, disse.

Em parceria com o Senai, as capacitações foram ministradas nos bairros Anjo da Guarda, Mauro Fecury, Vila Nova, Vila Ariri, São Raimundo Bacanga, Vila Embratel e Sá Viana. Até agora, o Programa de Serviços Urbanos de Água e Esgoto já promoveu a certificação de quase 700 pessoas nos cursos de caldeiraria, maçarico e solda eletrodo revestido. Mais 80 alunos concluirão o curso de solda até o final deste ano.

Além da entrega dos certificados, a solenidade de conclusão de curso foi marcada por depoimentos de alunos e apresentação de peças confeccionadas durante as aulas práticas. O estudante Mauro Jorge Meireles afirmou que a certificação no curso de caldeiraria representa uma oportunidade de melhoria de qualidade de vida.

Ele utilizou os conhecimentos obtidos durante a formação para aperfeiçoar um equipamento utilizado para o cultivo de hortaliças. O protótipo da máquina agrícola está em fase de desenvolvimento. Por meio do seu desempenho positivo no curso, o aluno ingressou no Programa Inova Senai, que premia alunos, professores, técnicos e consultores que desenvolveram processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia.

“Esse certificado é para mim uma ferramenta para buscar melhores condições de vida. Tenho o orgulho de dizer que agora sou mais um para contribuir com o crescimento da nossa nação”, disse Mauro Jorge Meireles.

Exemplos como o de Mauro Jorge, balizam a avaliação da coordenadora do Projeto Técnico de Trabalho Social (PTTS) da Semosp, Elga Mota. “Nós temos a certeza que vamos colher bons frutos, pois muitos outros alunos já começaram a receber propostas de trabalho a partir dessas capacitações”, afirmou.

Sobre o Programa

As capacitações fazem parte do Programa de Serviços Urbanos de Água e Esgoto, desenvolvido em parceria com o governo federal, que beneficia mais de 192 mil pessoas de bairros como Vila Nova, Vila Embratel, Sá Viana, Mauro Fecury, Anjo da Guarda e São Raimundo Bacanga. O projeto prevê a substituição e ampliação da canalização de água existente nos bairros e a instalação de hidrômetros. Paralelamente aos serviços de engenharia, é realizado o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), com ações de mobilização social, educação sanitária e ambiental e capacitação profissional para as famílias residentes na área.
Advertisemen