-->

Edilson Baldez é o novo presidente do Sebrae

Publicidade
Samme Ribeiro
.
Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão (CDE), realizada na manhã desta quarta-feira, 19, em São Luís, os 15 conselheiros titulares elegeram, por unanimidade, o novo presidente que conduzirá a instituição no quadriênio 2015-2018. Atual presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o empresário Edilson Baldez das Neves, que também é conselheiro do Sebrae no Estado, terá o desafio de presidir também a casa que apoia a microempresa e empresa de pequeno porte, em substituição a Claudio Donizete Azevedo.

Além do presidente, os conselheiros elegeram a nova Diretoria Executiva da instituição: João Batista Martins, que atualmente dirige a 8ª Superintendência da Codevasf, será o novo diretor superintendente, em substituição à Simone Lucília Macieira; José Ribamar Morais foi reconduzido à diretoria técnica e Rachel Miranda Jordão, que exercia o cargo de gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae no MA, substituirá Raimundo Nonato Corrêa na diretoria de Administração e Finanças. O Conselho Fiscal – formado por três membros titulares e três suplentes, também foi eleito na manhã desta quarta-feira, para o próximo quadriênio.

Engenheiro civil, formado pela Escola de Engenharia do Maranhão, Edilson Baldez é empresário do setor de construção civil e hotelaria e, além de ser presidente da Fiema, preside a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), é diretor de patrimônio da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Estado.

Destacando ser um grande desafio confiado à sua pessoa para os próximos quatro anos, Baldez ressaltou que acompanha o Sebrae antes mesmo de ter a configuração atual como instituição, o que lhe concede sensibilidade maior para buscar as decisões mais acertadas tanto para o público interno quanto para o externo.

Edilson Baldez e Cláudio Azevedo
Edilson Baldez (E) comanda o Conselho Deliberativo do Sebrae no quatriênio 2015-2018
“Eu sei o tamanho da responsabilidade e queria justificar o que me levou a aceitá-la: além do pedido de alguns conselheiros, fui impulsionado pelo momento de dificuldade que passa o Brasil e de mudança de governo no Maranhão; pelo fato de estarmos, como iniciativa privada, mudando o tom do relacionamento e posicionamento com o poder público, ganhando o respeito e a parceria dos gestores, sendo ouvidos como setor produtivo que somos e podendo dar a nossa contribuição; pelo incentivo advindo do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade – que será eleito presidente do Conselho Nacional do Sebrae, no próximo dia 11 de dezembro e por tudo o que o Sebrae significa como instituição que fomenta os pequenos negócios em todo Brasil”, pontuou o presidente eleito.

Baldez destacou que vê o Sebrae como uma grande ferramenta de desenvolvimento para o Maranhão. “A instituição trabalha diretamente para apoiar e capacitar o segmento mais produtivo do país – que são os pequenos negócios. Vamos continuar com os olhos fitos na visão e missão da instituição, dando andamento aos seus projetos e ações, buscando sempre ampliar essa atuação para que os maiores beneficiados sejam aqueles que estão à frente dos pequenos negócios no Maranhão”.

Empresariado unido

O presidente eleito ressaltou um grande ganho nesta eleição do Sebrae: a não intervenção do poder público na indicação dos dirigentes. “E quero firmar um compromisso com os senhores conselheiros de mantermos, nas próximas eleições, a postura que tivemos nesta – onde a vontade do empresariado definiu o novo presidente e a diretoria executiva. Proponho que, assim como acontece no Sebrae Nacional, haja um rodízio de entidades na presidência desta Casa a partir da próxima eleição”, sugeriu o presidente eleito, obtendo receptividade positiva à proposição.

Para o atual presidente do Conselho Deliberativo, Claudio Azevedo, que indicou o nome de Edilson Baldez, o novo comandante do Sebrae no Maranhão, que será empossado oficialmente em janeiro de 2015, realizará um grande trabalho, fazendo uso de toda a sua experiência como empresário e gestor de entidades de classe.

Conselheiros do Sebrae-MA
Conselheiros comemoram a vitória de Edilson Baldez à presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA
“Hoje, o Sebrae tem uma estrutura mais robusta no Estado, atuando nos 217 municípios com 12 unidades regionais, três Núcleos de Atendimento Empresarial (NAE) e apoio em mais de 30 Salas do Empreendedor em funcionamento no Maranhão. A nossa gestão fez todo um esforço para ampliar a capilaridade da instituição para que oferecer ainda mais apoio e capacitação aos pequenos negócios, aos Microempreendedores Individuais e produtores rurais maranhenses”, enfatizou Azevedo.

Apoio do Poder Público

Presente como convidado à reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, o deputado federal Simplício Araújo - indicado para a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) no governo de Flávio Dino, representou o governador eleito e reiterou o compromisso de campanha do futuro chefe de Estado em formar, desde o primeiro mês de governo, um conselho onde as entidades representativas de classe serão ouvidas e poderão colaborar com o poder público para o crescimento do Maranhão.

“Estamos à disposição de todas as entidades e organismos que se interessam pelo desenvolvimento do Estado. Não podemos, de maneira alguma, conduzir este de maneira isolada, sem a parceria da iniciativa privada. Portanto, contamos com todos nesta construção que vai nos lançar a um lugar melhor do que estamos hoje”, reforçou o futuro secretário de Estado.

A Nova Diretoria executiva do Sebrae no MA

João Batista Martins, Diretor Superintendente: Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem pós-graduação com especializações em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Funcionário de carreira do Sebrae no Maranhão, desde 2012 assumiu a 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que, no Maranhão, desenvolve o Programa Água para Todos, ações de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e de revitalização das Bacias Hidrográficas dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim. É membro titular do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e das Câmaras Técnicas Setoriais do Maranhão.

Diretoria executiva do Sebrae-MA
A nova diretoria executiva do Sebrae, que assumirá em janeiro de 2015 (da E p/ D): José Morais (Diretor Técnico), Rachel Jordão (Diretora de Administração e Finanças) e João Batista Martins (Diretor Superintendente)
Advertisemen