-->

Vazaram fotos nuas de Selena Gomes, Jennifer Lawrence...

Publicidade
Jennifer Lawrence
Clique na imagem e veja mais fotos de Jennifer Lawrence
Macworld

A internet pegou fogo neste domingo, 31/08, quando um lote de fotos de celebridades nuas chegou até o site 4chan. As fotos, de artistas como Kate Upton, Jennifer Lawrence, e outros grandes nomes, chegaram até o site graças ao trabalho de um (ou vários) hacker(s) que tiraram vantagem de uma brecha do serviço de cloud computing da Apple, o iCloud.

Segundo o site TheNextWeb, um hacker pode ter usado um script na linguagem Python para hackear um caminho até as contas de celebridades no iCloud. O script, segundo a reportagem da TheNextWeb , tira proveito de uma falha no recurso Find My iPhone para facilitar a quebra de uma senha usando "força bruta", termo para definir um método de quebra de senha que basicamente usa um software para ficar testando senhas repetidamente até achar uma que sirva.

Esse ataque teria desabilitado qualquer recurso que impedisse o uso da "força bruta" e também teria contornado o recurso de notificação de segurança do iCloud o que, segundo a TheNextWeb, teria feito com que os usuários sequer tivessem idéia de que suas contas estavam sendo comprometidas.

O motivo do ataque parece ter sido financeiro: segundo o BuzzFeed, o hacker publicou as fotos no 4chan “numa tentativa de ganhar bitcoins.”

Um ataque similar aconteceu anteriormente, quando hackers usando o serviço “Find My iPhone” bloquearam iPads e iPhones exigindo "resgate" de seus donos para desbloqueá-los.

A porta-voz da Apple, Natalie Kerris, disse ao site Recode, que a empresa "leva muito a sério a privacidade e está investigando a reportagem".

Na época do ataque anterior, a Apple sugeriu que a reutilização da mesma senha em vários serviços diferentes teria facilitado o trabalho dos hackers.
Advertisemen