-->

São Luís prorroga prazo do Bolsa Família

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), informa que o prazo de atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família foi prorrogado até o dia 12 de dezembro. A nova data foi estipulada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as famílias que não realizarem o procedimento terão o benefício bloqueado a partir de janeiro do próximo ano.

Só devem comparecer para o recadastramento os beneficiários do Bolsa Família que se encontram há mais de dois anos sem atualizar as informações. Cerca de 6 mil famílias receberam em maio deste ano, através do comprovante de saque do benefício, a convocação para atualizar os dados. A atualização cadastral deve ser feita na Central de Atendimento Social da Semcas, no São Francisco.

Para evitar transtornos com filas, antes de comparecer à Central de Atendimento, o beneficiário deve dirigir-se ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência com o cartão do Bolsa Família, que contém o Número de Inscrição Social (NIS), para confirmar a necessidade do recadastramento.

“O benefício será bloqueado, ficará retido, enquanto não for feita a atualização. Quando atualizar, ocorre o desbloqueio e o beneficiário recebe, inclusive, retroativo. Porém, quem não atualizar até 12 de dezembro, terá o benefício cancelado a partir de janeiro”, explicou o coordenador do Programa Bolsa Família pela Semcas, Cristiano Pereira.

Ao comparecer à Central de Atendimento, o titular do cartão deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) tanto do marido quanto da esposa. Também deverá levar para a atualização a certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes da família menores de 6 anos de idade, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula escolar para quem tem de 7 a 17 anos.

O recadastramento é realizado na Central de Atendimento Social, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco. Para garantir agilidade ao atendimento, diariamente serão distribuídas senhas, a partir das 7h, sendo atendidas até 600 pessoas por dia, até às 17h.
Advertisemen