-->

Prefeitura capacita servidores do Abrigo Luz e Vida

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), promoveu nesta sexta-feira (12) capacitação para os servidores que atuam no Abrigo Luz e Vida.

Abrigo Luz e Vida
Servidores receberam capacitação sobre medidas de acolhimento institucional
O abrigo integra os equipamentos de execução direta de medida de proteção em acolhimento institucional para criança e adolescentes. A formação, denominada Círculo Restaurativo, teve como objetivo fortalecer o sentimento de equipe dos servidores, o vínculo com os adolescentes e aprimorar as práticas restaurativas.

As práticas restaurativas são ferramentas que possibilitam um espaço de diálogo, contribuindo de forma efetiva para a reparação de danos, restauração de vínculos, permitindo integração e pacificação comunitária. Segundo a coordenadora do Abrigo Luz e Vida, Rosângela Azevedo, esta oportunidade é muito importante para o trabalho que a equipe desenvolve com as crianças e adolescentes atendidos pelo Abrigo que vêm de experiências negativas no convívio familiar e, em alguns casos, até mesmo com o rompimento desse vínculo.

“Esta capacitação representa mais conhecimento e melhora as ações que, a partir de agora, teremos com eles, um novo olhar e uma nova forma de interagir. É um processo de transformação que nos permite entender melhor a forma como nossas crianças e adolescentes, que estão em medida de proteção em acolhimento institucional, enxergam e sentem o mundo que os rodeiam”, defende a coordenadora. A capacitação teve como facilitadoras assistentes sociais da ONG Terra dos Homens e do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Advertisemen