-->

Lagoa da Jansen recebe nova iluminação artística

Publicidade
Lagoa da Jansen
Cartão Postal da capital do MA, Lagoa da Jansen ganha nova iluminação
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís concluiu nesta semana a primeira fase da iluminação de destaque da Lagoa da Jansen, ponto de lazer e atração turística da cidade. A obra teve como objetivo destacar o aspecto ambiental e contribui de maneira direta para dar mais segurança aos visitantes e a moradores que transitam no local. O projeto conceitual e a execução dos trabalhos são coordenados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Segundo o superintendente de Iluminação Pública da Semosp, José Pedro Lopes Filho, a iluminação de realce é utilizada para destacar aspectos do patrimônio histórico, cultural ou ambiental. No caso da Lagoa da Jansen, a obra serviu para ressaltar a massa verde do local contribuindo para a valorização do espaço como atração turística e integra as ações determinadas pelo prefeito Edivaldo para a promoção do turismo.

Com quatro cores diferentes (verde, vermelho, azul e amarelo), a iluminação artística transmite uma noção de movimento. Foram instalados 96 novos projetores com potência de 400 watts distribuídos em 32 suportes e postes em determinados pontos da Lagoa para destacar as belezas naturais. Todo o sistema utilizado para a iluminação de destaque foi testado através de simulações ou ensaios de luminotécnica pela Semosp para verificar potência e promover as adequações necessárias.

Os trechos iluminados nesta primeira fase destacaram quatro massas de áreas verdes, no perímetro da lagoa no sentido da Avenida dos Holandeses, na Ponta D’ Areia, para a Avenida Colares Moreira, no Renascença. O valor total dos gastos desta primeira fase foi de R$ 3.028.274,99. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip), a partir da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Também foram realizados serviços de iluminação de destaque em trechos da Avenida dos Holandeses, colocando 60 pontos de luz direcionada, instalados nos coqueiros dos canteiros da via. Com a utilização da tecnologia LED de 6 watts, a Prefeitura está investindo na potência ao mesmo tempo em que garante baixo consumo.

Ainda este ano será realizada a segunda fase do serviço que consiste na melhoria da iluminação pública na Lagoa da Jansen com correção dos pontos de iluminação deficiente. Além da troca de todas as luminárias, serão iluminadas as massas verdes intermediárias. Serão colocados 642 novos pontos de iluminação em toda a extensão de 5 km da Lagoa da Jansen.

Outros Locais

Além da Lagoa da Jansen, a Prefeitura de São Luís investe na melhoria da iluminação em diversos pontos da cidade. Atualmente, as equipe da Semosp estão trabalha na substituição de material da iluminação das Unidades 103 e 203 da Cidade Operária e Avenida Este; assim como em trechos da Vila Andiroba.

O monitoramento do serviço de iluminação pública é feito pela Semosp que dispõe de atendimento permanente para a população através do telefone 0800-284-8082.

Lagoa da Jansen
Nova iluminação favorece atividades físicas também à noite na Lagoa da Jansen
Advertisemen