-->

China investe em carros elétricos e estações de recarga

Publicidade
Carro Elétrico
Estação de reabastecimento do carro elétrico é bastante funcional
William Nascimento, Novo Carro

Segundo a agência de notícias Bloomberg, o governo chinês pretende investir cerca de 16 milhões de dólares em financiamentos. O objetivo da China é obter estações de recarga e incentivar a demanda de consumidores pelos automóveis movidos a eletricidade. Desta forma o país reduziria significativamente a emissão de poluentes e ganharia ainda mais força no mercado de carros elétricos. Dentro de cinco anos, a China pretende tornar-se o maior mercado de automóveis deste segmento.

O governo do país, em breve, anunciará, com maiores detalhes, os projetos sobre as estações de carga. Elas deverão ser compatíveis com os automóveis fabricados pela Tesla Motors.

Elon, Musk, sócio majoritário da Tesla Motors, visitou recentemente a China para discutir com autoridades do governo maneiras em que a montadora poderá incentivar, de maneira agressiva, o enorme potencial que existe no mercado de carros elétricos. O diretor da Intelligence Automotive Asia, Ashvin Chotai, disse que será "um processo gradual, que tem como objetivo aumentar tanto as vendas dos carros quanto o número de estações de carga". Ainda segundo o executivo, "os veículos verdes ainda não são muito atraentes quando comparados a carros convencionais". O governo pretende incentivar outras tecnologias verdes, como células de combustível e plug-ins híbridos.

O financiamento que será concedido pelo governo chinês ajudará as montadoras que se preocupam com o comportamento dos consumidores. Além do financiamento, haverá incentivos fiscais para que as fabricantes consigam trabalhar pesado no desenvolvimento dos automóveis elétricos.

A China considera a possibilidade de inserir no programa várias empresas, até mesmo aquelas que ainda não fabricam carros elétricos. O objetivo é que elas ajudem a aumentar a produção e a competitividade do mercado, conforme anunciou o Centro de Pesquisa de Tecnologia Automotiva do país.

A preocupação das autoridades chinesas é válida, visto que a China é a maior emissora de gases de efeito estufa. Tal medida irá diminuir consideravelmente a emissão destes gases por meio dos automóveis.
Advertisemen