-->

Camarões: a música é melhor que o futebol

Publicidade

Redação

Na próxima segunda-feira, 23, a seleção brasileira de futebol decide seu destino na Copa do Mundo da Fifa de 2014 contra o escrete de Camarões.

Realizada no Brasil pela segunda vez, a competição reúne 32 países.

Na Wikipédia e no Youtube buscamos o conteúdo sobre a dança mais importante dos Camarões:

Camarões é o lar de muitos grupos étnicos distintos. O Beti, ou Ewondo, estão entre os mais numerosos, e vivem na região perto de Yaoundé e sul da Guiné Equatorial. Os Beti são mais conhecidos pela música Bikutsi, que foi popularizado e se tornou um concorrente para as mais zonas urbanas e acessível makossa de Douala.

Bikutsi é caracterizado por uns 6/8 ritmos intensos, e é tocado em todos os tipos de encontros de Beti, incluindo festas, funerais e casamentos. A palavra Bikutsi pode ser vagamente traduzido como batendo o solo permanentemente.

Ajuntamentos Beti se dividem em duas grandes categorias:
  • Ekang fase: o momento em que questões são discutidas do imaginário, mitológico e espirituais.
  • Bikutsi fase: quando são discutidos os problemas da vida real.
Uma dupla unilateral harpa com cabaça chamada de amplificação mvet é utilizada durante estas cerimônias, por contadores de histórias de Beti, que são vistas como usando o mvet como um instrumento de Deus para educar as pessoas.

A fase de Ekang é intensamente musical, e dura geralmente toda a noite. Há umas recitações poéticas acompanhadas de palmas e dança, com interlúdios para desempenhos improvisados e às vezes obscenos no balafon (um tipo de Xilofone). Estes interlúdios sinalizam o deslocamento à fase do bikutsi, que é muito menos estritamente estruturado do que Ekang. Durante o bikutsi, as mulheres dançam e cantam junto com o balafon, e os poemas líricos centram-se sobre problemas da vidas real, assim como fantasia sexuais. Estes coros femininos são uma parte integrante do bikutsi, e suas danças e gritos intensos são caraterísticos do gênero. Um outro tipo de cerimónia é o mevungu, quando as mulheres dançam toda a noite a fim se abster do sexo durante aquelas horas por um período de nove dias. O ritual do sso é muito temido pelos meninos de Beti, porque envolve uma série de testes para marcar a passagem de um menino na masculinidade.

Advertisemen