-->

Corpo de mulher linchada é enterrada no Guarujá

Publicidade
MSN

São Paulo, SP. Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil à prisão do primeiro acusado de participar do linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, no Guarujá. Ela morreu nesta segunda-feira, 5, após ter sido espancada por duas horas no sábado, 3. Seu corpo foi enterrado nesta terça-feira, 6, entre gritos por justiça.

Linchamento
O eletricista Valmir Dias Barbosa, de 47 anos, foi preso ao lado de casa, no bairro Morrinhos, perto de onde Fabiane foi atacada. Ele seria um dos envolvidos no linchamento. Segundo a polícia, Barbosa foi identificado em vídeos do linchamento.

O acusado foi obrigado a conceder uma entrevista coletiva na Delegacia Seccional do Guarujá três horas após ser preso. "Também tenho filho, achei que (o boato) fosse verdade", disse ele, sem explicar as circunstâncias que motivaram a agressão. Ele também não deu detalhes sobre o crime.

Barbosa disse apenas que não responderia a outras perguntas. Ficou em silêncio por um minuto e, em seguida, virou de costas. Foi repreendido por um policial que disse que ele deveria "ser homem" e assumir o que fez. À polícia, porém, ele informou que mais de cem moradores de Morrinhos participaram do linchamento.

Nesta terça-feira foi pedida a prisão temporária do eletricista por 30 dias. Até as 21h, ele permanecia na seccional. A polícia espera que o acusado possa ajudar a identificar mais envolvidos.

Pela manhã, o delegado Luiz Ricardo Lara Dias Junior afirmou que era possível ver com clareza o rosto de três agressores nas imagens reunidas pela polícia.

Rede social

Fabiane foi linchada após ser confundida com uma mulher acusada de sequestrar crianças para rituais de magia negra. O caso foi publicado na página Guarujá Alerta no Facebook. No entanto, nenhuma criança desapareceu no Guarujá, segundo a polícia.

Apontado como autor do boato, o responsável pelo perfil, cuja identidade é mantida sob sigilo, prestou depoimento ontem. "Ele não será indiciado por enquanto", disse Dias Junior. O homem é tratado como testemunha.

Em depoimento, o dono do perfil disse ter publicado informações sobre o boato no dia 29 do mês passado. Ele contou que postou reportagens de casos semelhantes. Afirmou, no entanto, que a foto foi publicada por um seguidor da página. "Conseguimos os perfis das pessoas que enviaram essas imagens", disse o delegado.

Enterro. O corpo de Fabiane foi enterrado às 10h15 desta terça no Cemitério Jardim da Paz, no Guarujá, sob forte comoção. Cerca de 200 pessoas acompanharam a cerimônia. Parentes e amigos participaram de uma passeata pelas ruas de Morrinhos, onde Fabiane foi linchada. "Confundir uma Bíblia com um livro de magia negra é o fim do mundo. Mataram uma pessoa inocente", estava escrito em um dos cartazes.

Os participantes fizeram orações e cantaram músicas religiosas. Uma das pessoas mais emocionadas no ato era Maria José Dias, sua vizinha. "Era uma alma boa, incapaz de fazer mal", afirmou.
Advertisemen