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São Luís tem curso de Educação Ambiental

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Educação Ambiental
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece 90 vagas para formação em Educação Ambiental.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de abril, na sala do Núcleo de Educação Ambiental, na sede da Semed, no Centro. Ao todo, o curso já capacitou mais de 500 docentes.

Com o tema “Educando para sustentabilidade”, a formação tem carga horária de 140 horas.

O curso será ministrado a professores, gestores, coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e membros da sociedade civil. Do total de vagas, 27 vagas são destinadas à comunidade em geral e as outras 63, ao corpo pedagógico da rede.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a capacitação compõe a política de formação da Semed e reforça o compromisso com as crianças. “Trazer a temática Educação Ambiental para a qualificação de adultos é uma medida estratégica para o alcance das crianças, com o apoio necessário aos educadores para a influência e ensino dos estudantes. A determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é que alinhemos a política pedagógica de maneira integral, para que além de fornecer bom conteúdo regimental, formemos cidadãos conscientes”, disse Castro.

As aulas serão ministradas durante os sábados, no Parque do Bom Menino, e a previsão é de que iniciem em maio. A formação vai possibilitar ao educador uma reflexão sobre as suas práticas no campo da educação ambiental e da sustentabilidade, fomentando iniciativas capazes de incutir nos educandos a consciência para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. As atividades abordarão temas como sustentabilidade e biodiversidade, bem como a legislação atual referente ao tema.

Para Themis Matos, integrante da equipe técnica do Núcleo Ambiental da Semed, o educador precisa ser pesquisador e a capacitação pretende sensibilizar os professores a ressignificarem a atuação em relação a questões ambientais. “Nossos profissionais precisam conhecer a realidade e utilizá-la no trabalho que ele faz, além de lidar com questões ambientais rotineiras da escola. A partir dos módulos, os professores vão desenvolver projetos para serem apresentados ao final do curso e aplicados nas escolas”, afirmou.
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