-->

Travessias Torturadas é lançado na Galeria Trapiche

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. No Maranhão, há seis anos o dia 22 de março foi instituído como Dia Estadual de Combate à Tortura em homenagem ao artista popular Jeremias Pereira da Silva, o Gerô, espancado até a morte em 2007. Na sexta-feira (21), às 15h, a Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), sedia na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande), o lançamento do livro Travessias Torturadas – Direitos Humanos e Ditadura no Brasil (1964-1985), do jornalista Dermi Azevedo.

Travessias Torturadas traz um registro autobiográfico do jornalista durante o período do Golpe Militar no Brasil, lembrando duas prisões: em 1968, no 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna, e em 1974, quando foi levado ao Presídio Tiradentes, em São Paulo, onde conheceu os freis Betto e Tito. A atuação da Igreja Católica é comentada na obra de Dermi Azevedo, também cientista político e um dos fundadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). O filho de Dermi, que morreu em fevereiro de 2013, também foi vítima de tortura quando o pai esteve preso.

O lançamento do livro será realizado pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), que participa da programação do Dia Estadual de Combate à Tortura, que não deixará de abordar a atual crise penitenciária em que o Maranhão está mergulhado desde outubro passado, cujo desenrolar é acompanhado de perto pela SMDH. Na ocasião, a entidade apresentará um balanço das ações realizadas desde outubro de 2013, quando ocorreu a última rebelião sangrenta em Pedrinhas, o que ensejou a denúncia à Organização dos Estados Americanos e a emissão da Medida Cautelar 367-13.

50 anos de golpe

Outras atividades estão previstas pela Prefeitura para relembrar a memória daqueles que lutaram pela liberdade e democracia, com lançamento de filme, mesa-redonda e ato-show. Na próxima segunda-feira (24), às 19h, acontecerá o lançamento do documentário “Maria Aragão e a organização popular”. Com 52 minutos de duração, o filme traça um paralelo da vida e obra de Maria Aragão com a realidade social brasileira e faz parte da série Realidade Brasileira, organizada pela Editora Expressão Popular e a Escola Nacional Florestan Fernandes.

Na próxima quinta-feira (27), às 18h30, uma mesa redonda discutirá as implicações do Golpe Militar no Maranhão, com a presença dos professores e pesquisadores Wagner Cabral, Benedito Buzar e Arlete Borges, no auditório do Memorial Maria Aragão.

No dia 31 de março, às 19h, será realizado um grande ato-show “Filhos da Liberdade” na Praça Maria Aragão, com Cesar Teixeira, que reunirá artistas e militantes para relembrar e homenagear a memória daqueles que lutaram pela democracia e os direitos individuais durante o período da ditadura.

Serviço

O quê: mesa de debates e lançamento de Travessias Torturadas – Direitos Humanos e Ditadura no Brasil (1964-1985), com o jornalista Dermi Azevedo.
Quando: nesta sexta-feira (21), às 15h.
Onde: Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande, em frente ao Circo Cultural da Cidade).
Advertisemen