-->

Veja oito dicas de segurança para banhistas

Publicidade
Salva Vidas,São Luís
Corpo de Salva Vidas na Praia do Olho D'Água em São Luís

Rafaela Vidigal

São Luís, MA. Em virtude do grande fluxo de pessoas nas praias de São Luís nos dias 31 e 1º, a Prefeitura de São Luís, através do Corpo de Salva-Vidas da Guarda Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, irá reforçar a equipe que atua nas praias do Olho d’Água e Ponta d’Areia. No total 47 homens irão realizar o trabalho de prevenção e redução de acidentes nos trechos com maiores índices de afogamentos.

O Grupamento tem reforçado as equipes com atuação nas praias. A contingente conta ao todo com 105 homens no trabalho de prevenção. Nos finais de semana, quando se registra maior número de banhistas, o efetivo é de 29 homens no Olho d’Água e 18, na Ponta D’Areia.

Para o coordenador do grupamento de salvamento aquático, Edilson Menezes, é importante que os banhistas tenham cuidado redobrado durante as festas de final de ano, quando o número de frequentadores aumenta. “Não ultrapassar a onda de arrebentação, que é onde a onda quebra, o que podemos identificar pela espuma do mar. Não entrar no mar após ingerir bebida alcoólica e ter atenção com as crianças ajudam reduzir os índices de afogamento”, alerta o coordenador.

Além disso, o Corpo de Salva-Vidas da Guarda Municipal possui placas de orientação para tornar o banho mais seguro. O banhista deve ficar atento às informações, pois elas indicam o local onde há equipes de salvamento.

O balanço de 2013 ainda 41 atendimentos a vítimas com fraturas, desmaios, entre outros, 33 crianças desaparecidas e 26 doações de sangue. Durante o ano, foram registrados 13 afogamentos nos trechos do Olho d’ Água e Ponta d’ Areia.

O grupamento é responsável por cerca de 1 km de faixa de praia no Olho d’Água e 500m na Ponta d’Areia. A atuação é desempenhada com faróis (cadeiras elevadas) e homens em patrulhamento. No Olho d’Água são três faróis e na Ponta d’Areia um.

Prevenção

Outro trabalho de prevenção é a realização de palestras em escolas. O foco principal do nosso trabalho é reduzir o índice de afogamento. “Durante as férias, por exemplo, nosso público é diferente. Temos pessoas da baixada, de outros estados. Chegamos a um denominador que de 55 a 60% dos casos de afogamento são adolescentes entre 11 e 15 anos, chegando até 20. Ou seja, um público que deve estar na sala de aula. Por isso, para reduzir esses números, estamos com palestras nas escolas sobre o risco que o mar oferece”, explicou Edilson Menezes.

As palestras já foram realizadas na UEB Menino Jesus de Praga (Altos do Calhau), na UEB Ronald Carvalho (Divineia) e no anexo II da Ronald Carvalho (Planalto Turu II). Com a ação, 754 alunos participaram das palestras. “Trabalhamos essas escolas porque mapeamos que, em 2012, a maioria dos acidentes era proveniente das regiões dessas escolas. Tem tido aceitação. Para o próximo ano temos planejamento para o São Francisco, Coroadinho e Cidade Olímpica. A partir de março retoma as palestras”, completou.

Também este ano, o grupo formou três mergulhadores, realizou 81 treinamentos, e também firmada parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para cursos de primeiros socorros. “É uma preocupação da gestão Edivaldo Holanda Júnior, de sempre atualizar o conhecimento, se reciclar. Nosso trabalho tem que ser rápido, pois lidamos com vidas”, considerou Menezes.

8 Dicas de segurança para banhistas


  1. Se beber e/ou comer muito, evite nadar
  2. Sempre que possível nade em áreas próximas dos postos salva-vidas
  3. Jamais ultrapasse a faixa de arrebentação das ondas
  4. Não confie em boias, objetos flutuantes ou pranchinhas, eles podem arrastar você para longe da praia
  5. Ao perceber sinais de afogamento, procure imediatamente um salva-vida. A pessoa inabilitada para salvamento, geralmente morre afogada
  6. Tenha atenção para as variações de marés
  7. Evite ficar muito tempo na água, pois pode causar câimbras
  8. Atenção redobrada com as crianças. Elas não devem ficar sem a supervisão constante de um adulto
Advertisemen