-->

Jang Song Thaek é julgado, condenado e executado num só dia

Publicidade
Rádio China Internacional, Tradução: Virgília Han

Jang Song Thaek
Última fotografia de Jang Song antes da execução
A Républica Democrática Popular da Coreia anunciou nesta quinta-feira (12) a execução de Jang Song Thaek, tio do líder Kim Jong-un e antigo número dois do partido.

A execução deu-se no mesmo dia em que Jang foi condenado à morte por crimes de traição à pátria. A informação foi divulgada hoje (13) pela Agência Central de Notícias do país.

O tribunal militar afirmou que Jang "pretendia retirar o poder supremo do partido e do país e cometer crimes de traição através de meios desprezíveis."

Segundo a agência de notícias, durante o julgamento, Jang reconheceu que planeava um golpe de Estado para combater Kim Jong-un.

Jang Song Thaek, de 67 anos, era vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, o principal órgão militar. Foi afastado no dia 3 de dezembro.

Coreia do Sul está atenta à situação política na RDPC


Rádio China Internacional, Tradução: Rebeca Zhang

O governo sul-coreano está preocupado com as mudanças no seio do governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC). Estas mudanças surgem na sequência da execução de Jang Song Thaek, tio do líder Kim Jong-un e antigo número dois do partido, condenado por crimes de traição à pátria.

O governo de Seul convocou hoje uma reunião para discutir as políticas de segurança nacional e o cenário político da RPDC. De acordo com um comunicado emitido após o encontro, o governo sul-coreano diz que vai enfrentar com calma todas as situações possíveis e preparar-se para uma colaboração estreita com os seus aliados.

De acordo com o comunicado, neste momento, não há movimentos anormais na RPDC. O Ministério da Unificação vai reforçar a cooperação com o Ministério da Defesa e estar atento à evolução da situação no norte da península, sublinha o documento.
Advertisemen