-->

Seminário de Comunicação Mídias Livres: sinais de fumaça

Publicidade
Redação

De todos os cantos do Maranhão, dois povos de diversas tribos resolveram se reunir na aldeia São Luís neste sábado, 23. Blogosfera e radialistas reuniram-se sob a coordenação de um fidalgo, o Barão de Itararé, no Grand Hotel para o Seminário de Comunicação Mídias Livres.

Direto da ALDEIA Global publicou sobre Seminário:
Mídias Livres: Flávio Dino critica censura no Maranhão
Seminário de Comunicação acontece sábado, inscrição aqui
Álbum de fotos do Seminário Mídias Livres

Só havia lugares para caciques e pajés na reunião que discutiu experiências de gabinete digital, televisão voltada para a comunidade e novo marco regulatório civil na internet, entre outros temas.

Josué Moura
Josué Moura foi destacado no Seminário pelo seu ativismo e combate na mídia alternativa
Capturamos alguns sinais de fumaça, e eles prometem... É somente o primeiro de uma série.

Ricardo Santos: Seminário de Mídias Livres de São Luís
Jonatas Carlos: Jornalistas, blogueiros e radialistas participaram do Seminário de Comunicação e Mídias Livres
Ivan Silva: Seminário de Comunicação e Mídias Livres foi um sucesso!
Mardem Ramalho: Democratização da Mídia é pauta em Seminário de Mídias Livres em São Luís
 Carlos Ferreira: Seminário de Comunicação e Mídias Livres reúne dezenas de locutores e blogueiros na capital



Maranhão da Gente

Em dos mais célebres versos da obra do poeta português, Fernando Pessoa, ele afirma que embora reconheça que rio Tejo, o mais famoso de Portugal mereça ter sua beleza reconhecida, ainda não é mais belo do que o rio que corre pela aldeia onde mora.

Responsáveis por incluir os rios de suas aldeias no oceano das redes sociais,, blogueiros ,radialistas, estudantes de comunicação, jornalistas e militantes do movimento social debateram alternativas para democratizar a comunicação no Estado no Seminário de Comunicação e Mídias Livres, promovido pelo site Maranhão da Gente em parceria com o instituto Barão de Itararé, entidade que atua a nível nacional em defesa da democratização da comunicação.

A presença de representantes de cidades situadas em toda as regiões do Estado foi avaliada pela organização do seminário como um indicativo da força das redes sociais que se tornou um espaço onde a população através de blogs, cujo objetivo é democratizar o acesso à informação, pode manifestar sua opinião a respeito dos problemas de cada localidade

Após mais de dez horas de viagem vindo de Alto Parnaíba, munícipio distante 1.100 km de São Luís, Raildson Rocha, do Blog Folha Mistura Total falou no seminário sobre as dificuldades enfrentadas por quem tenta manter este tipo de atividade nos rincões do estado, onde o possibilidade de difundir informações depende da atuação de blogueiros e de radialistas que através de emissoras comunitárias também atuam no processo de levar notícias da cidade e para a cidade, alcançando ainda municípios vizinhos.

Na Baixada Maranhense, uma das regiões mais carentes do Estado, jovens da cidades de São João Batista também apostaram nas redes sociais como espaço para democratizar o acesso a informação na região. Fernando Santos, um dos responsáveis pela atualização do Blog que traz notícias de São João Batista e região considerou a participação no seminário um importante aprendizado que deve ser aplicado na rotina dele e dos demais jovens que uniram forças para colocar na internet um espaço de circulação de notícias de interesse da comunidade onde residem.

Francisco Gonçalves professor do curso de Comunicação da Ufma (Universidade Federal do Maranhão), um dos palestrantes do Seminário, ressaltou a necessidade das universidades públicas do Estado apoiarem a causa da democratização da comunicação que se expande pelo interior do Maranhão através das redes sociais.
Advertisemen