-->

Maranhão sem lei: Rebelião em Pedrinhas e ônibus queimados nos bairros

Publicidade
Redação

São Luís, MA - Até a madrugada desta quinta-feira,10, a secretaria de Justiça e Administração Penitenciária ainda desconhecia a identidade dos mortos e feridos na penitenciária de Pedrinhas em São Luís.

Direto da Aldeia publicou sobre esta rebelião em Pedrinhas:
Mais mortes em Pedrinhas: 20 detentos são assassinados (Fotos)

A rebelião começou no início da noite desta quarta-feira, 09, e numa ação coordenada ônibus foram incendiados em pelo menos 10 bairros da capital do Maranhão.

Veja mais fotos da tragédia anunciada:

Pedrinhas

Pedrinhas

Pedrinhas

Acompanhe a reportagem de Diego Torres para o iMirante:

Rebelião em Pedrinhas e ônibus incendiados na noite de quarta-feira


A descoberta de um plano de fuga na Casa de Detenção no Complexo Penitenciário de Pedrinhas pode ter sido a causa para uma rebelião na noite desta quarta-feira (9). De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), pelo menos 13 detentos morreram e 30 ficaram feridos. Enquanto a rebelião era contida pelo Batalhão de Choque, quase ao mesmo tempo, vários ônibus eram incendiados em ruas e avenidas da capital.

Motivação

Autoridades policiais não confirmam, mas tanto a rebelião quanto o incêndio aos ônibus ocorreram um dia após a Polícia Militar apreender 39 pessoas e autuar durante uma festa numa casa de praia no Araçagi que celebraria o aniversário de uma traficante conhecida por "Lilica".

Direto da Aldeia publicou sobre outras rebeliões e mortes em Pedrinhas:
2010 - Rebelião de Pedrinhas com 18 mortos provoca a vinda de Comissão da Câmara
2012 - Governo do Maranhão terá que indenizar vítimas de rebelião em Pedrinhas

O repórter de O Estado, Thiago Bastos, conseguiu conversar com um dos detentos por telefone. De dentro do presídio e acompanhando a ação dos policiais, o homem negou que a rebelião tivesse relação com o túnel e atribuiu a ação ao fato de membros de gangues rivais, acusados de terem matado comparsas seus, estarem em pavilhões vizinhos desde o início do mês, quando uma determinação da 2ª Vara de Execução Penal obrigou a Sejap a separar os presos conforme o regime de pena.

O túnel serviria para a fuga de 60 presos e depois de descoberto, os detentos ficaram revoltados e quebraram as celas. Internos de pavilhões vizinhos também quebraram as grades, o que ocasionou no encontro de grupos rivais.

Retaliação

Ao mesmo tempo em que o Batalhão de Choque entrava no Complexo Penitenciário de Pedrinhas para acabar com a rebelião, grupos de marginais ateavam fogo em ônibus coletivos. As informações de motoristas, cobradores e usuários eram de que em pelo menos uma das ocorrências, três bandidos chegaram num carro prata e depois de trancar o ônibus e mandar todos descerem, atearam fogo no veículo.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou ocorrências de ônibus queimados na Vila Kiola, Tibiri, Jardim São Cristovão, Vila Janaína, Maracanã, Cohab, Anil e Monte Castelo. Em nenhum dos casos houve feridos.

A polícia já está analisando imagens das câmeras de segurança e espera que elas auxiliem da identificação dos autores do crime.

Pedrinhas

Pedrinhas

Pedrinhas

Pedrinhas


Pedrinhas
Advertisemen