-->

São Luís implanta sistema que garante mais agilidade em licitação

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - Encerrou nesta quarta-feira (18) o treinamento para implantação do Regimento Interno da Central Permanente de Licitação (CPL) e do Manual de Operação e Procedimento do Sistema Integrado de Licitação do Município. Durante quatro dias, os professores Jacoby Fernandes e Karina Amorim conduziram uma turma com mais de 130 servidores municipais de diversas secretarias envolvidos na área de licitação.

Curso
Curso para agilizar licitação foi financiado pelo Bird
“Esse evento foi o momento final de um processo que foi realizado em diversas etapas, ao longo de sete meses, e contemplou a entrega de um inventário do Sistema Municipal de Licitação, a criação de um Regimento Interno da CPL, a entrega de um Manual de Operação e Procedimento do Sistema Integrado de Licitação, contendo a padronização dos documentos técnicos relativos aos processos de contratação pública municipal”, explicou Orlando Mendes, presidente da CPL.

O curso, promovido pela CPL e Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), foi mais uma ação desenvolvida dentro do Programa Bacia do Bacanga, que é financiado pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e contempla, dentro dos seus objetivos, o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento econômico local.

“Foi muito prazeroso desenvolver esse trabalho, pois sabemos que os resultados dele serão duradouros e de grande utilidade para a CPL, que terá mais agilidade nos tramites através da padronização dos procedimentos implantados”, afirmou o professor Jacoby Fernandes.

O trabalho realizado pela AJ &Jacoby Fernandes Advogados Associados tem como principal objetivo dotar a Central Permanente de Licitação de mecanismos e instrumentos capazes de conferir maior transparência, agilidade, eficiência e controle dos processos licitatórios e de contratação direta, bem como contribuir para o gerenciamento de gastos e planejamento das aquisições de bens, serviços e obras.

“Já possuímos uma grande expertise na área de licitações públicas e podemos afirmar com segurança que o município de São Luís possui um diferencial muito importante que é o seu corpo de servidores. Percebemos claramente que, em sua maioria, os envolvidos nas licitações das secretárias são advogados, o que facilita muito todo esse processo porque todos já estão previamente esclarecidos sobre os temas relacionados à área do direito”, disse a consultora Karina Amorim.
Advertisemen