-->

São Luís em fase de integração ao Sistema Nacional de Cultura

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - Ao som do toque das caixas do grupo Batuques do Brasil, que entoou os hinos Nacional, de Louvação a São Luís e da Cultura Popular do Maranhão, Urrou do Boi, do mestre Coxinho, foi aberta na noite desta quarta-feira (07), no WH Rio Poty Hotel, a 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura (CMC) de São Luís.

Convidado para falar sobre o tema do evento “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, na palestra de abertura, o coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), Rafael Oliveira Pereira falou sobre a adesão de São Luís ao Plano Nacional de Cultura.

“Atualmente, nós estamos com cerca de 1.800 municípios em fase de implementação no país. São Luís encontra-se em fase bastante avançada de implementação uma vez que já está quase complementando os elementos fundamentais para a integração ao Sistema Nacional de Cultura” comentou.

Neste caso, os elementos são a implementação da Secretaria de Cultura, um Fundo de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. “Com estes elementos São Luís passa a obter os elementos fundamentais para participar inclusive do sistema de financiamento que o MinC está implementando para os municípios integrados ao Sistema Nacional de Cultura”, completou.

Para o presidente da Fundação de Cultura, Francisco Gonçalves, é preciso juntar esforços para criar instrumentos de viabilização do Plano Municipal de Cultura. “Precisamos reorganizar o Sistema Municipal de Cultura, estabelecendo novas balizas baseadas em quatro ideias básicas, que é a democratização, a diversidade, a descentralização e o recurso para viabilizar as ações culturais”, disse.

Fizeram parte da mesa de abertura: o presidente da Func, Francisco Gonçalves, na ocasião, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior; a coordenadora da 4ª CMC de São Luís e do Plano Municipal de Cultura, Elizandra Rocha; a produtora cultural, Alessandra Pajama, representando a sociedade civil; o presidente da Comissão de Análise de Projetos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Israel Ferreira; o deputado estadual Bira do Pindaré; e, o coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura do MinC, Rafael Oliveira Pereira.

Rafael OLiveira Pereira representou o Ministério da Cultura
Programação
A 4ª CMC de São Luís continua nesta quinta (08) e sexta-feira (09), com a leitura do Regimento Interno da Conferência e os grupos de trabalho; e a eleição para o Conselho Municipal de Cultura, respectivamente. Mais informações na internet pelo endereço eletrônico: http://www.4conferenciaculturaslz2013.wordpress.com/.
Advertisemen