Publicidade
Daianni Parreira, SurgiuO presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues e demais dirigentes municipais e estaduais de Turismo e Cultura da região Norte e Nordeste se reuniram com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, em Brasília, nesta quinta-feira, 8, para debaterem a promoção internacional das festas de São João.
O encontro é um desdobramento da reunião realizada em 22 de abril deste ano, e teve como intuito o andamento das propostas formuladas para a continuidade do projeto. Conforme o presidente da Embratur, o objetivo deste projeto, além de fomentar o fluxo de turistas nas festividades por ocasião da Copa do Mundo, é criar mais um elemento cultural do Brasil no imaginário do turista estrangeiro.
Plano de Ação
Dino justificou que “hoje quando se fala em Brasil, o turista já imagina samba, futebol e natureza, a intenção é que as festas juninas também sejam lembradas”, pontuou. Na oportunidade, foi apresentado o plano de ação para que os objetivos do projeto sejam alcançados, entre as ações, estão a realização de Press Trip com jornalistas de países que foram identificados como potenciais consumidores do produto Festa Junina.
Estão inclusos, ainda no plano, a participação em feiras internacionais, com ambientação dos stands com o tema e apresentação de grupos juninos, além da criação de um web site e material gráfico para divulgação. Os países identificados pela Embratur para futura promoção foram Argentina e Chile, em especial por estarem na América do Sul, mais próximos ao Brasil e considerando também a malha aérea.
Arriaiá
Na ocasião, o presidente da Agtur ressaltou a tradição da festa junina em Palmas, que este ano realizou a 21ª edição do “Arraiá da Capital”, uma das maiores festas deste segmento da região Norte, sendo que a Capital tem 24 anos de criação. Além do arraiá, Rodrigues lembrou que Palmas este ano sediou pela segunda vez o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas e comentou que a atual campeã do Brasil é o grupo Caipiras do Borocoxó, de Palmas.
Rodrigues ainda agradeceu ao presidente Flávio Dino pelo apoio que tem dado as festas juninas do Tocantins, em especial, por haver oferecido como premiação para o primeiro e segundo colocados do Arraiá da Capital, a participação em uma feira internacional. “Estou muito otimista em relação ao projeto, principalmente pelo fato da ótima malha aérea que Palmas tem com Brasília, uma das sedes da Copa do Mundo, levando em consideração o curto tempo de voo entre as duas cidades”, concluiu.
Comente aqui