Publicidade
Santa Casa: Jatene ataca RBA e não explica mortesDiário Online
Belém, PA - O governador Simão Jatene falou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10) que a imagem publicada na capa do jornal Diário do Pará, onde mostra bebês alojados em caixas de papelão, era falsa; e que deve exigir direito de resposta dos veículos do grupo RBA.
No entanto, o governador não esclareceu as mortes de bebês na Santa Casa que tem ocorrido nos últimos dois meses, mesmo tendo admitido que algumas mortes tenham ocorrido por infecção hospitalar.
O governador, inclusive, não falou sobre o caso Tânia Maria dos Santos Vale, 44, que tentou por 15 dias uma internação em leito de UTI, mas não conseguiu e veio a óbito esta semana - caso acompanhado pela emissora do grupo.
Jatene também não esclareceu nenhuma das denúncias do Sindicato dos Médicos, sobre a falta de condições de trabalho na Santa Casa, nem sobre as mortes causadas por falta de leitos.
Ainda durante a coletiva, o governador admitiu que as outras imagens publicadas no jornal são verdadeiras e se tratam de espaços desativados da maternidade há poucos dias.
Posicionamento
Sobre a publicação da imagem envolvendo bebês, a diretoria do grupo RBA informa que está investigando sua origem e que não haverá nenhum constrangimento em admitir se esta for equivocada, porém, mantém na íntegra todo o restante da reportagem, com exceção da imagem citada, até a conclusão da investigação.
Notas do editor da Aldeia: a) A imagem abaixo, publicada originalmente pelo Diário do Pará Online foi retirada da página do DOL que tinha como manchete, . A imagem abaixo é uma cópia da original do blogue Amazônia Acontece.
b) Veja mais abaixo, a resposta do governador Simão Jatene sobre o que classifica de "farsa montada pelo grupo RBA".
Jatene condena farsa montada contra a Santa Casa
Agência Pará
Belém, PA - O governador Simão Jatene foi enfático ao criticar, em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (10), o Grupo RBA de Comunicação, de propriedade do senador Jader Barbalho e responsável pelo jornal Diário do Pará, que na edição de hoje publicou na capa a foto de um bebê dentro de uma caixa de papelão, afirmando que se tratava de uma situação ocorrida no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará. Na verdade, a foto é um embuste da internet (conhecido como houax), de um fato que aconteceu em Honduras, país da América Central, e que vem sendo disseminado pela rede mundial de computadores.
“A sociedade deve refletir até onde pode chegar um grupo político, que manipula fatos, fotos e informações. É lamentável que em pleno século 21 ainda existam grupos políticos que pensam que podem impor à sociedade uma realidade que não existe”, enfatizou Simão Jatene.
Durante a coletiva, concedida no Comando Geral da Polícia Militar, o governador apresentou slides que comprovam a farsa montada pelo jornal Diário do Pará, a qual foi reproduzida pela TV RBA. Simão Jatene, acompanhado do procurador geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade, afirmou que o governo do Pará vai ajuizar ação contra o grupo de comunicação, e exigir retratação pública. Segundo ele, “é necessário que os donos dos grupos de comunicação se imponham limites”, e definiu como “deprimente” a veiculação da imagem falsa para atingir objetivos claramente políticos.
O governador também ressaltou o fato de a manipulação de imagem e informação pelos veículos do Grupo RBA ter acontecido imediatamente após a ruptura política do governo estadual com o PMDB, partido do senador Jader Barbalho, e após o próprio senador ser condenado pela Justiça Federal do Tocantins a devolver recursos públicos desviados da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) – fato divulgado por toda a imprensa nacional. “Acho interessante citar que este ataque com informações fraudulentas aconteça imediatamente à exoneração de secretários e presidentes de autarquias ligados ao PMDB”, frisou Jatene.
Segundo o governador, em um momento tão importante para a democracia no país, quando a população toma as ruas pedindo ética na política, um determinado grupo político se arvora a utilizar “meias mentiras e meias verdades” para ludibriar a população. Jatene ressaltou que, apesar de entender que disputas políticas fazem parte da democracia, “a falta de compromisso com a verdade deve ser considerada um desrespeito à população”.
Durante a entrevista, Simão Jatene e o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, destacaram que o governo está investindo mais de R$ 656 milhões na ampliação do atendimento à população, e oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, levando a todas as regiões serviços de média e alta complexidade, novas especialidades e procedimentos, e instalando mais 1.060 novos leitos hospitalares em todo o Estado.
Comente aqui