-->

Movimentos sociais tomam a dianteira das manifestações

Publicidade
Frederico Luiz

As manifestações de hoje em todo o País foi mesmo diferente das demais. Os vândalos desapareceram. No Rio de Janeiro eles bem que tentaram, mas foram logo reprimidos pelos manifestantes que 'apreenderam' coquetéis Molotov. Em todo o país, grandes faixas e balões gigantes das entidades conviveram com cartazes individuais.

Manifestação
Fim da sonegação fiscal das grandes empresas foi reivindicada
Em vez de quebrar os pontos de pedágio e provocar engarramentos, hoje os motoristas passaram sem pagar. No lugar de depredar ônibus, pulou-se as catracas. Em vez de 5 causas anônimas, propostas claras como o fim do fator previdenciário, para ganhar os aposentados para as ruas, a reforma da tabela do Imposto de Renda para incorporar a classe média alta e 'média-média'. Para quem bate ponto, a redução da jornada de trabalho e reforma política para ampliar a democracia ao invés do voto distrital que consagra o curral eleitoral.

Direto da Aldeia Publicou:
O cara-pintada de ontem e o manifestante de hoje

Numa prova de unidade, centrais conservadoras se juntaram à CSP (PSTU) CUT (PT), Força Sindical (PDT) e CTB (PCdoB). O clima de unidade classista foi a marca. Todos puderam levar suas bandeiras. Foi proibido, apenas, esconder o rosto. No máximo um pano sobre o nariz para se livrar do gás da polícia.

Manifestação
Mídia tradicional foi questionada por manifestantes
Uma massa de jovens começou no mês passado, de forma espontânea, a sair às ruas. Convocaram multidões pelas redes sociais mas esqueceram de ampliar. Ao contrário, líderes inexperientes vetaram a participação de setores da sociedades, como os filiados a partidos políticos ou líderes de organizações sociais como sindicatos, MST e entidades estudantis.

Direto da Aldeia recomenda leitura
No Dia Nacional de Lutas, classe trabalhadora protesta de ponta a ponta do país
As fotos da avenida paulista que não vão sair na caoa dos jornalões de amanhã

As propostas foram resumidas nas cinco causas de um personagem sem rosto que atende pelo codinome de Anonymous.

Está na hora de repensar. E quem foi espontaneamente para as ruas podia se juntar com a sociedade organizada e os movimentos sociais que foram às ruas hoje. Quem sabe assim, o Brasil terá destino diferente do Egito cujas manifestações, na prática, trocou uma ditadura por outra.

E quem sabe, unidos, consigamos diminuir de forma considerável a corrupção, além de conquistarmos esse conjunto de propostas (Arquivo PDF).
Advertisemen