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Jornada Mundial movimenta R$1,2 bi, estima Embratur

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Natália Strucchi, Mercado e Eventos

Segundo estudos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a Jornada Mundial da Juventude 2013 deve gerar impacto da ordem de R$ 1,2 bilhão na economia brasileira. Somando os gastos diretos – inscrição, hospedagem, alimentação – o estudo aponta um impacto de aproximadamente R$ 659 milhões. Indiretamente, a Jornada deve movimentar outros R$ 587 milhões.

“Estamos falando de impacto direto e indireto. A Jornada vai movimentar hotéis, restaurantes, mas também a fábrica de velas, a fábrica de hóstia e a fábrica de sabonete”, exemplifica Flávio Dino. A expectativa é que cerca de 1,8 milhão de pessoas participem do evento. “A Jornada vai fazer o Brasil ser ainda mais conhecido no mundo todo. Os jovens turistas que chegam ao país vão perceber que somos muito mais que sol e praia”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.

O estado do Rio de Janeiro não é o único beneficiado já que diversos produtos consumidos durante a Jornada são fabricados em outras regiões do país. Além disso, uma parte dos peregrinos está visitando outros estados durante a Semana Missionária que antecede a chegada do Papa Francisco. Paróquias de Brasília e de Salvador já receberam, no último final de semana, jovens estrangeiros que vieram participar das preparações do encontro com o líder católico.

O estudo da Embratur calcula que os jovens que se inscreveram na JMJ devem ficar cerca de sete dias no país, com um gasto médio diário de R$ 96,74, além de gastos com hospedagem. Já o participante que não se inscreveu, costuma ficar dois dias no local do evento. Os organizadores JMJ acreditam que serão gerados cerca de 20 mil empregos formais e informais. A última Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri em 2011, movimentou cerca de R$ 1 bilhão na economia espanhola.
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