Publicidade
EbserhBrasília, DF - Os hospitais vinculados às universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Maranhão (Ufma) poderão contratar novos profissionais de diferentes especialidades. A autorização para a contratação, que será feita por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicada em portaria do Ministério do Planejamento, na edição desta quinta-feira, 20, do Diário Oficial da União.
Com os novos postos de trabalho, os hospitais poderão reativar leitos hoje sem uso em decorrência da falta de recursos humanos. Levantamento da Ebserh aponta para a existência de aproximadamente mil leitos desativados — 10% do total existente nos 46 hospitais universitários que integram a rede federal.
O Hospital Universitário do Maranhão, com 1.939 funcionários, parte deles com vínculo a ser regularizado, passará a dispor de 3.235 profissionais. No caso do Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba (MG), o quadro de 1.548 profissionais passará a contar com 1.752.
As contratações resultam de contrato de parceria firmado entre a Ebserh e as universidades às quais os hospitais estão vinculados. A recomposição do quadro de pessoal é uma das iniciativas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e atende determinação dos órgãos de controle. A partir da autorização, a Ebserh e a superintendência de cada hospital definirão os cargos necessários para em seguida publicar os editais de seleção.
Concursos – Além dos hospitais do Triângulo Mineiro e Maranhão, A Ebserh já realizou concurso público para o Hospital Universitário do Piauí e nos próximos dias lança o edital do concurso para as contratações do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os profissionais admitidos nos concursos públicos serão contratados pela Ebserh sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e farão jus aos planos de Cargos, Carreiras e Salários e de Benefícios da empresa.
As portarias do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 12 e nº 13 (PDF), do dia 19 último, que autorizam as contratações, foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20, seção 1, página 81.
Comente aqui