-->

Facebook tem 100 milhões de usuários em celular básico

Publicidade
Facebook
Por ano ainda são vendidos perto de 900 milhões de telemóveis "não smart"

Tek

Depois de ter atingido uma base de utilizadores de centenas de milhões de pessoas, o Facebook sabia que o próximo passo teria que ser dado no segmento dos dispositivos móveis. A empresa foi além dos smartphones e tablets e disponibilizou uma aplicação para os telemóveis básicos, também conhecidos como feature phones.

A maior rede social do mundo atingiu os cem milhões de utilizadores ativos na aplicação Facebook For Every Phone (F4EP). O valor torna-se relevante numa altura em que tanto fabricantes como programadores focam a atenção quase exclusivamente nas aplicações para Android, iOS, Windows e BlackBerry.

Os mercados emergentes como a Índia, as Filipinas, a Indonésia e os países da América do Sul são os grandes motores de crescimento do Facebook em feature phones.

Um responsável da equipa de crescimento do Facebook, Ran Makavy, congratulou-se numa publicação no blogue oficial da empresa ao relembrar que a missão da plataforma social é criar um mundo mais aberto e mais ligado.

Compatível com mais de três mil telemóveis, o F4EP é uma aplicação Java que faz uso dos servidores para processamento de informação e redução dos consumos de dados. O mural de notificações, a funcionalidade de Messenger, a pesquisa de amigos e os álbuns de fotografias são ferramentas que também estão disponíveis nesta versão do software da rede social.

Disponível desde 2011, a aplicação para telemóveis básicos só recentemente é que começou a incluir publicidades e sempre num nível inferior à dos smartphones. As receitas que o Facebook retira desta operação são baixas no curto prazo, mas como dizem respeito a utilizadores de economias em crescimento, está a assegurar uma taxa de utilização futura.
Advertisemen