-->

Weverton Rocha destaca caráter suprapartidário da questão indígena

Publicidade
Ribamar Santana, Agência Assembleia

São Luís, MA - De autoria do deputado estadual Carlinhos Amorim a Audiência Pública sobre Demarcações Indígenas no Maranhão reuniu diversas autoridades, nesta segunda-feira, 17, produtores rurais e representantes de movimentos populares.

Carlinhos Amorim (C) e Weverton Rocha (E) na mesa da Assembleia
Será agendada audiência com a governadora para que ela tome conhecimento da gravidade do problema e assuma uma posição; os deputados marcarão uma reunião com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para discutir a legalidade dos laudos antropológicos e uma comissão irá a Brasília para discutir o problema no Congresso Nacional e no Ministério da Justiça.

Temos visto total arbitrariedade da Funai quanto a remarcação de terras indígenas, principalmente nos municípios de Amarante, Fernando Falcão, Zé Doca, Newton Belo, Centro Novo e São João do Caru.

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) fez questão de destacar que o problema em discussão é suprapartidário e disse ter sido uma grande vitória a queda da presidente da Funai, Marta Azevedo, demitida na semana passada. Para ele, a questão da demarcação da área indígena Awa Guajá está imbricada com a criação da Reserva Biológica do Gurupi.

“Precisamos discutir as funções da Funai porque, hoje, ela julga suas decisões e não garante direito a defesa. "É preciso uma CPI para passar a limpo a Funai e vamos realizar uma audiência pública, no Congresso Nacional, para discutir os problemas do Maranhão”, argumentou o deputado Weverton Rocha.
Advertisemen