-->

Turcos anunciam protesto para domingo com 1 milhão

Publicidade
RTP

Os manifestantes da praça Taksim, em Istambul, anunciaram hoje um grande protesto para domingo à tarde, numa iniciativa que visa recordar os quatro mortos da onda de luta que se mantém há mais de duas semanas.

Num comunicado emitido pouco antes de a polícia ter dispersado os manifestantes do centro de Istambul, a Plataforma de Solidariedade da Praça Taksim marcou um grande protesto para as 16:00 de domingo (14:00 em Lisboa).

"A quem pergunta o que vamos fazer, dizemos com clareza que não vamos abandonar o parque Gezi, que se converteu num símbolo", sublinhou o grupo no comunicado, publicado na edição digital do jornal turco "Hurriyet".

A polícia esvaziou ao final da tarde de hoje a praça e o parque com uma intervenção sobre os manifestantes usando canhões de água e gás lacrimogéneo.

Os "indignados" desmontaram as tendas e fugiram da carga policial no parque, que se transformou num local simbólico para uma das maiores revoltas antigovernamentais na Turquia, na última década.

Nas redes sociais, a organização pede "um milhão de pessoas" para domingo à tarde, na praça Taksim.

Por seu turno, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, fez hoje um ultimato aos manifestantes para abandonarem o local nas próximas 24 horas.

O protesto vai decorrer à mesma hora em que está marcada, a poucos quilómetros de distância, na praça Kazlicesme, uma grande manifestação convocada pelo primeiro-ministro e o seu partido islamita moderado Justiça e Desenvolvimento (AKP).
Advertisemen