-->

Pela primeira vez, internautas são maioria no País

Publicidade
IDGNOW

O percentual de brasileiros com acesso à Internet superou o número de pessoas sem conexão pela primeira vez, segundo informações da pesquisa TIC Domicílios 2012, feita pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).

Com dados coletados entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013, o levantamento aponta que 49% dos entrevistados disseram ter acessado a web nos últimos três meses contra 45% que disseram nunca ter usado a Internet. Os outros 6% dos entrevistados disseram ter se conectado há mais de três meses.

Vale notar que o número de casas com acesso à Internet também cresceu, indo de 36% em 2011 para 40% no ano passado. Por outro lado, o acesso em lan houses caiu para 19%.

Mais de 80 milhões de internautas
Dessa forma, o TIC aponta que o Brasil possui 80,9 milhões de usuários de Internet. Na classe, a porcentagem com acesso manteve-se estável, com 94%, em relação a 2011. Em todas as outras classes, B, C e D/E, foram registrados aumentos nesse percentual.

Nordeste lidera crescimento
De acordo com o estudo, a região que mais teve crescimento em número de internautas no período foi o Nordeste, que passou de 32% para 38% no quesito. O líder Sudeste subiu de 53% para 55%, seguido pelo Sul e Centro-Oeste, empatados com 53%. A região Norte ficou em último lugar, com 36% de moradores com acesso à web.

Nunca usaram
Apesar desse crescimento, muita gente no país ainda continua sem ter contato com a Internet. De acordo com a TIC 2012, 42,8 milhões de pessoas com idade acima dos 45 anos nunca usaram a web. E 68 milhões de pessoas das classes mais baixas, C, D e E, também nunca se conectaram com a rede.

Método
Para essa pesquisa de abrangência nacional, a Cetic entrevistou cerca de 17 mil pessoas de todo o país, com idades a partir de 10 anos. O levantamento foi feito entre primeiro de setembro de 2012 e 13 de fevereiro de 2013 e envolveu entrevistas pessoas e nas casas das pessoas, a partir de um questionário estruturado.
Advertisemen