-->

Polícia é acionada para impedir golpe da troca da geladeira por R$10

Publicidade
Jordana Fonseca, Canal Assessoria

Imperatriz, MA - A Cemar, após receber informações de clientes da ocorrência de pessoas se apresentando como colaboradores da Companhia, cobrando o valor de R$10 para ter a sua geladeira velha trocada por uma nova, vem a público informar que esta situação se trata de uma fraudee a Cemar já acionou a polícia local para investigar este crime.

Desta forma, a Cemar esclarece que o cliente não deve efetuar nenhum tipo de pagamento a quem se apresentar como colaborador da empresa. Colaborador algum está autorizado a receber pagamentos. Não forneça dados como cartões de benefício ou senhas. A Companhia orienta para que as eventuais vítimas desse tipo de crime levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade e a Cemar irá acompanhar o resultado das investigações.

O Projeto Caravana da Economia que percorre todo o Maranhão realizando a troca de geladeiras velhas (ineficientes) por novas é totalmente gratuito.

Entenda como funciona o
Programa de Eficiência
• O Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pelas empresas distribuidoras de energia elétrica do Brasil, é regulamentado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

• O objetivo desses programas é promover o combate ao desperdício de energia elétrica a partir de projetos regulamentados pela Aneel. Dentre os projetos, existem aqueles dirigidos a comunidade baixa renda, com ações educacionais, incluindo a substituição de equipamentos ineficientes, tais como, geladeiras e lâmpadas.

• A Cemar, por meio do seu Programa de Eficiência Energética, vem desenvolvendo desde 2007 um projeto voltado à comunidade de Baixa Renda, chamado Caravana da Economia, cujo objetivo é combater o desperdício de energia elétrica desenvolvendo de ações educativas, substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas além da troca de geladeiras em péssimo estado de conservação por outras mais econômicas com selo A de economia, além de orientações sobre o uso adequado da energia elétrica.

• Para participar do Programa Caravana da Economia os clientes devem fazer o cadastro somente no trailer da Cemar instalado em praça pública. Não existe outra forma ou local de fazer o cadastro.

• Para participar do projeto é necessário o cliente atender aos pré-requisitos (estar cadastrado na tarifa social baixa renda de energia ou apresentar o NIS, ser o titular da conta de energia e estar em dia com o pagamento, possuir uma geladeira velha em funcionamento, se morar na capital deve residir no bairro contemplado e se morar no interior deve residir no município onde está acontecendo o cadastro) e fazer o cadastro nos locais e datas divulgados nos veículos de comunicação e por meio do site da Cemar. Depois, agentes da Cemar realizam visitas técnicas para avaliar as geladeiras nas residências de cada cliente cadastrado. Após esta etapa, cada geladeira avaliada é classificada de acordo com seu estado de uso/funcionamento, e posteriormente é realizada uma cerimônia onde são divulgados os nomes dos clientes que serão beneficiados com o refrigerador novo (selo A - Procel) gratuitamente.

Caravana da Economia
Projetos como o Caravana da Economia fazem parte do compromisso de todas as concessionárias de energia elétrica do País que, desde o ano 2000, atendem à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que determina que as concessionárias devam investir 1% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética (PEE) e em Programas de Pesquisa e Desenvolvimento.

No caso da Cemar, o Projeto Caravana da Economia, desde o início do Programa, em 2007, já trocou mais de 30 mil geladeiras em 41 municípios maranhenses, todos gratuitamente.

Nota do Editor da Aldeia: O título é nosso. O original é "Cemar alerta que não cobra pela troca de geladeiras".
Advertisemen