-->

Enzo Sellerio, o fotógrafo da Sicilia

Publicidade
Portal do Sertão

Há um ano, em 22 de fevereiro de 2012, falecia,aos 88 anos, em Palermo, o fotógrafo e editor Enzo Sellerio

Enzo Sellerio ( Palermo , 25 de fevereiro 1924 - Palermo , 22 de fevereiro 2012 ) foi um editor e fotógrafo italiano.

Filho de Antonio, professor de física , e da russa Olga Andes, depois de graduar-se em Direito em 1944 , tornou-se, em 1947, assistente na matéria Instituições de Direito Público na Faculdade de Economia e Comércio de Palermo. Foi nessa época que descobriu a fotografia e, depois, teve uma curta experiência em jornalismo.

Incentivado por seu amigo Bruno Caruso, participou,em 1952, de um concurso de fotografia regional, conquistando o primeiro prêmio, 50.000 libras. Naquele mesmo ano viu suas fotografias serem publicadas na “Sicília”, revista trimestral que circula em toda a Europa.

Em 1955 o primeiro ensaio, "Aldeia de Deus", foi considerado uma das obras-primas da fotografia neo-realista na Itália. Nos anos seguintes, seu brilhante trabalho o levou ao o topo da fotografia nacional e internacional.

Em 1969, inspirado em uma conversa que manteve com Leonardo Sciascia e Antonio Buttitta , fundou,com sua esposa Elvira Giorgianni, a" Editora Sellerio ", que conta, entre as suas publicações, livros da autoria dos maiores escritores contemporâneos.

Separou-se da mulher e, em 1983, criou a Editora Enzo Sellerio onde publicou vários livros de fotografia.

Faleceu em Palermo em 2012 , aos 88 anos.

Nota do Editor da Aldeia: No linque do Portal do sertão, no começo da postagem, mais fotos deste gênio das lentes.

Enzo Sellerio em uma Exposição de suas fotos, como a abaixo:

Advertisemen