-->

Flávio acusa TRE-MA de fraudar eleição e Lula considera Dilma mais competitiva de que ele (Luzes da Ribalta)

Publicidade
Luzes da Ribalta III

Luzes da Ribalta é a coluna da Redação da Aldeia com Redes Sociais. Boa leitura.

Para Lula, Dilma é mais
competitiva do que ele


Josias de Sousa

“Tenho três alternativas para 2014”, disse Lula a um amigo que o visitou. Ante a cara de exclamação do interlocutor, ele enumerou: “Minha primeira opção é Dilma. A segunda, Dilma. E a terceira, Dilma.”

Para atalhar os aduladores petistas que sonhavam com o seu retorno, Lula desenvolveu uma tese. Sustenta que sua ex-poste tornou-se mais competitiva do que ele. Por quê? “Hoje, a Dilma tem os votos dela e os nossos”.

Curiosamente, Lula atribui à mídia e aos adversários políticos –todos acomodados sob o rótulo de “direita”— o suposto robustecimento da musculatura eleitoral de Dilma. O penúltimo a ouvir o raciocínio foi o novo presidente da Câmara.

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) esteve com Lula nesta sexta (22), em São Paulo. Depois, em conversa com o blog, esmiuçou a teoria que ouviu do ex-presidente petista. A “direita”, disse Lula, tentou intrigá-lo com Dilma no início do governo dela. Dizia-se que a cria, mais resguardada, fazia um governo melhor do que o do criador.

Abre parêntese: nessa época, Dilma enviou carta de parabéns a FHC pelos 80 anos. No texto, reconheceu-lhe os méritos, para desassossego do petismo. Depois, convidou-o para dividir a mesa de almoço do Itamaraty com Barack Obama, um visitante ilustre que Lula se absteve de prestigiar. Fecha parêntese.

Na versão agora difundida por Lula, o veneno da “direita” saiu pela culatra. Primeiro porque suas relações com Dilma sobreviveram às alegadas maquinações. Segundo porque o diz-que-diz terminou aproximando Dilma de um pedaço do eleitorado que costuma torcer o nariz para o PT –gente de uma certa “classe média conservadora.”

Disse Lula, segundo Henrique: “Deram para a Dilma um segmento que nós não tínhamos.” Ele repisou: “Agora, ela tem os eleitores dela e os nossos.” A intuição de Lula orna com as pesquisas.

Sondagem divulgada pelo Datafolha no final do ano passado, em 4 de dezembro, informou: decorridos dois anos de sua posse, Dilma chefia um governo considerado ótimo ou bom por 62% dos brasileiros. Lula colecionava taxa de aprovação bem menor ao final do seu primeiro biênio: 45%. FHC amealhava 47%.

Numa fase em que se prepara para correr o país, Lula repetiu a Henrique Alves algo que já havia sido noticiado aqui há duas semanas: teve o cuidado de informar a Dilma que seria ela a candidata em 2014, não ele. Fez isso para retirar as pulgas que começavam a saltitar atrás da orelha da pupila.

Exclusivo para assinantes
Focaia
"Quer dar sua opinião à vontade? Então, pague." Curto e grosso, esse é o resumo da nova política de comentários no site da Folha.

Desde 29 de janeiro, só os assinantes estão livres para comentar qualquer texto. Os demais internautas podem opinar apenas nas notícias previamente selecionadas pela Redação -e obedecendo a um limite de 20 por dia.

Além disso, observações colocadas por visitantes passam por uma aprovação, o que implica demora na liberação do post.

Chuva de meteoros
JM Cunha Santos, Blog do John Cutrim
Um barulho ensurdecedor, corre-corre no Palácio dos Leões, telescópios na direção do céu, em todas as direções, todo mundo tentando entender o que estava acontecendo, documentos passando de mão em mão, profecias, promessas de vingança, arrependimento, a pressa de pedir perdão a Deus, conversões surpreendentes ao cristianismo… Alguns acharam até que estava chovendo meteoros também em São Luís.

Os olhos na direção do céu e as pessoas perguntando: É um pássaro? É um avião? E outras respondendo: ‘Não, é uma chuva de meteoros’. ‘Não, é o PT do vice-governador Washington Oliveira apoiando Edivaldo Holanda Júnior’. À procura de para-raios alguém decidiu que já era hora de chamar o Lula mais uma vez, de conversar com a presidente Dilma Rousseff, de fazer um PED e pedir a revisão dessa decisão explosiva. ‘Agora o Dutra sai da Rede e volta pra cama, que é lugar quente’, acreditaram os céticos. ‘O Bira do Pindaré não vai mais tomar PSOL na Rede’, comemoraram os reticentes.

E, assim, a história política recente do Maranhão sofre uma reviravolta surpreendente. Com essa decisão, o Partido dos Trabalhadores ameaça romper a aliança com o PMDB de Roseana Sarney. Estrelas cadentes, imensas bolas de fogo, inclusive a estrela do PT, estão desabando sobre o Palácio dos Leões. A primeira delas foi a vitória da oposição na disputa pela Prefeitura, depois a Via Alternativa, de tão pouca luminosidade que não dá para dizer de onde vem nem para onde vai; em seguida, a ameaça dos lobos, e aí veio a Rede, e, além da Rede, esse cometa devastador, que é a volta do PT ao projeto da candidatura Flávio Dino.

Mas que ninguém se iluda. De lá de dentro dos abrigos antiaéreos, reunida com todos os chefes civis e militares, a governadora Roseana Sarney amaldiçoa: ‘A minha vingança será maligna’. Confortavelmente instalado no gabinete da vice-governadoria, Washington Oliveira suspira: ‘Agora é Lula lá e eu aqui’.

Seduc lançará a Conferência
Robert Lobato
Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Estadual de Educação (FEE), faz o lançamento oficial da Conferência Maranhense de Educação (Comae), sob o tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. A solenidade será realizada a partir das 09h, no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Os responsáveis estão mobilizando órgãos públicos, autarquias, entidades, movimentos sociais e sociedade, da esfera estadual, para participarem do evento.

Esporte em Caxias

   Proxima sexta, em Caxias, Encontro dos Secretarios Municipais de Esporte do Maranhao.

Justiça determina exumação do corpo
do ex-prefeito Davi Alves Silva
Samuel Souza
A Justiça, através do juiz titular da 3ª Vara da Família, Marcelo Testa Baldochi, determinou a exumação do corpo do ex-prefeito Davi Alves Silva.

O trabalho dos médicos legistas do Instituto Médico Legal (IML), sob o comando do diretor Alair Firmiano, seria feito na manhã desse sábado, no cemitério da cidade de Davinópolis, distante 18 km de Imperatriz. Entretanto, a exumação não aconteceu, tendo em vista que não compareceram ao cemitério os familiares de Davi Alves Silva, como também a parte interessada ou o seu advogado e, principalmente, o oficial de justiça para que a ordem judicial fosse cumprida.

Em função disso, o diretor do IML, o médico legista Alair Firmiano, manteve contato com o juiz Marcelo Testa Baldochi e disse que a exumação não seria realizada ontem em função da ausência dos interessados.

O magistrado autorizou a exumação mesmo sem essas pessoas. Mas, depois de ter ouvido as ponderações do médico legista Alair Firmiano, resolveu que uma outra data seria remarcada para o trabalho.

Segundo informações, o motivo da exumação do corpo do ex-prefeito Davi Alves Silva é para que sejam retiradas partículas para um exame de DNA para possível reconhecimento de paternidade de um filho do ex-prefeito.

Normalmente, nesses casos é feita a exumação em função de que familiares se negaram a fornecer o material. Quando acontece isso, a Justiça, através do juiz da Vara da Família, autoriza a exumação do corpo.

Assassinato
Davi Alves Silva foi assassinado no dia 23 de setembro de 1998, quando se encontrava no pátio do Posto Esplanada, de sua propriedade, localizado às margens da rodovia Belém-Brasília, no bairro Coco Grande.

Davi Alves Silva foi assassinado com um tiro pelo ex-cunhado, Abraão Ribeiro da Silva, que em seguida se suicidou.

Carreira política
Deputado estadual, 1983-1987
Deputado federal, 1987-1989
Prefeito de Imperatriz, 1989-1993
Deputado federal, 1995-1998

Blogue ajuda a localizar filhos de Maria Vera
Ed Wilson
Uma postagem do blogue em 1º de agosto de 2012 começou a obter os primeiros resultados em fevereiro de 2013.

Trata-se da localização dos quatro filhos de Maria Vera Conceição Santos. Por motivos particulares, ela deixou as crianças com o pai, Luiz Cruz, no município de Governador Nunes Freire (Encruzo), há cerca de 20 anos.

Flávio Dino acusas TRE de fraudar eleição
Redação da Aldeia
Em Imperatriz, ontem, Flávio Dino, presidente da Embratur confirmou que a eleição estadual de 2010 foi fraudada pelo Tribunal Regional do Maranhão.

Ele discursava no 2º Encontro Regional do PDT, na Câmara de Vereadores diante de uma atenta plateia.

Flávio também confirma palavras do deputado federal Weverton Rocha sobre o turno final que acabou por deixar de acontecer, faltaram 0,08% dos votos naquela ano. O ex-governador Jackson Lago, 3º colocado naquela eleição, apoiaria Flávio Dino no segundo turno.

Em alto e bom som. Quem tiver ouvidos, ouça:

Advertisemen