-->

Encontro de Blocos Afro marca último dia de folia em São Luís

Publicidade
FunC

São Luís, MA - Nesta terça-feira (12) gorda de Carnaval, último dia de festa na Praça Maria Aragão, a folia de Momo será marcada pela diversidade de ritmos e de manifestações populares próprias da cultura local. A partir das 17 horas, um encontro reunirá dez Blocos Afro, mostrará a força da cultura negra maranhense através do colorido das roupas, dos adereços, da dança, do canto e da percussão, em um verdadeiro espetáculo que só se vê aqui.

O Encontro “Afro Encanto” contará com a participação do Akomabu, Abibimã, Juremê, Oficina Afro, Aruanda, Didara, Omnirá, Abiyeê Maylô, Gdam e Netos de Nanã. Os blocos ecoarão os tambores e cantarão a resistência contra as injustiças e o preconceito, lutando por respeito em forma de expressão cultural. O primeiro bloco afro de São Luís nasceu do Centro de Cultura Negra. Há 29 anos, o Akomabu mostra no carnaval o resultado de um trabalho educativo e de inclusão social realizado o ano inteiro, e será o primeiro bloco a se apresentar na Praça.

A noite de festa na Maria Aragão segue, até às 23 horas, ao som das marchinhas, samba e músicas maranhenses com o show da cantora maranhense Tereza Cantu, da Banda Máquina de Descascar Alho e do Bicho Terra. Para o presidente da Fundação de Cultura (FunC), Francisco Gonçalves, é de grande e valiosa importância a presença exclusiva de artistas maranhenses na programação.

“Preparamos uma festa onde os protagonistas são os artistas e grupos maranhenses. É dever da gestão pública garantir a divulgação e circulação dos nossos bens culturais. E, obtivemos uma ótima receptividade do público que participou expressivamente da festa”, afirmou Gonçalves.

No encerramento do Carnaval na Praça Maria Aragão, a Trupiada da Ilha, composta por integrantes de grupos de Bumba-meu-boi e o Pai Francisco acompanhado pela Mãe Catirina, em uma solenidade simbólica, receberão do Rei Momo Vitor Mendes as chaves da cidade, decretando aberta assim a Temporada Junina São Luís.

“Com esse ato, queremos chamar atenção para o período junino que já começa a ser produzido agora no mês de fevereiro. As festividades juninas, no calendário cultural da cidade, são as que movimentam o maior número de pessoas, que se envolvem com a cadeia produtiva e realizam um dos maiores espetáculos já visto no país”, destaca o coordenador de eventos da Func, José Ribamar Moraes.

Festa pela cidade
A comunidade do Desterro também celebra o último dia de Carnaval e se despede da folia de Momo com uma programação recheada de grandes atrações. A partir das 17h, as bandas da comunidade e os shows de Sindicato do Samba, do Quinteto da Folia com os cantores maranhenses Gilvan Mocidade, Jota Junior, Jailson Pereira, Wallace Godinho e Alessandra Loba, e a Banda Bicicleta do Samba animarão os foliões.
Advertisemen