-->

Edivaldo Holanda Júnior inspeciona áreas castigadas pelas chuvas

Publicidade
Rafaela Vidigal, Prefeitura de São Luís

São Luís, MA - O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado de parte dos secretários de governo, visitou na tarde desta quarta-feira (13) diversas áreas atingidas pela chuva que caiu durante a madrugada. Os representantes do governo municipal estiveram nos locais para avaliar os prejuízos, dialogar com as famílias que sofreram com alagamentos na região da Cohab/Cohatrac, Cidade Operária e Anil e definir as medidas emergenciais.

“É importante estarmos juntos nesse momento, ver de perto a gravidade dos problemas causados pela chuva e dessa forma atendermos a população com maior agilidade. Nossa população pode ter certeza que a prefeitura estará sempre presente e buscará a solução para os problemas de nossa cidade”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Edivaldo e Rose Sales conversam com moradores da Coahab-Cohatrac
A vistoria contou com a presença dos secretários de Urbanismo (Semurh), Felipe Camarão, de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira Sousa, representantes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) e a vereadora Rose Sales (PCdoB).

A equipe vistoriou a limpeza e desobstrução do canal da Cohab-Cohatrac, que teve suas saídas de escoamento de águas pluviais entupidas por dejetos e provocou alagamentos nas 43 casas construídas sobre o córrego e em várias ruas nas proximidades.

Diversas famílias tiveram que abandonar suas casas durante a noite. Segundo depoimentos de moradores, apenas 30 minutos de chuva foram suficientes para provocar uma enxurrada e a água entrou nas residências sem que as pessoas tivessem tempo de levar objetos pessoais ou eletrodomésticos. Muitos tiveram que buscar abrigo na casa de amigos e familiares.

Moradores de áreas alagadas escutam medidas da prefeitura para minorar efeitos das chuvas
O secretário José Silveira Sousa informou que a obra de estrutura e recuperação do canal, iniciada na gestão passada, foi orçada em R$ 13 milhões e deveria ter sido concluída em setembro de 2011, mas somente 40% foi realizada. “Infelizmente é mais um problema deixado pela gestão anterior e que temos que enfrentar com urgência”, disse.

A Secretaria da Criança e da Assistência Social (Semcas) está fazendo o mapeamento das famílias que vivem na região para prestar atendimento. Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura vai reunir as 43 famílias que têm suas casas sobre o canal para começar a discussão sobre a desapropriação da área.

“A desapropriação é importante para que possamos realizar um trabalho que acabe com os problemas de enchentes e que vai beneficiar centenas de famílias”, explicou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Edivaldo vistoria obras de canal
O canal Cohab-Cohatrac se estende do bairro Planalto-Cohab até a Maiobinha. Originalmente era um córrego e ao ser urbanizado devido à construção de bairros, foi designado para receber águas pluviais. “Além da ocupação desordenada e ilegal sobre o canal, sabemos que é lançado esgoto neste canal, o que só piora a situação”, denuncia a vereadora Rose Sales.

O representante da Associação de Moradores da Forquilha, Evandro Araújo, acompanhou a vistoria da equipe da Prefeitura e falou sobre a necessidade de divulgar as demandas dos bairros. “Os problemas causados pelas chuvas também atingem outros bairros como Vila Isabel Cafeteira, parte do Anil, Aurora e Pirapora. Nós queremos discutir com a Prefeitura sobre medidas preventivas, preservação do meio ambiente, mobilidade urbana, segurança, educação e saúde para as comunidades”, disse.

Anil e Cidade Operária
No Anil a equipe esteve com representantes das 46 famílias que estão desabrigadas. Há um número considerável de casas que sofreram alagamentos. Na vila da Associação de Produtores Agrícolas da Cidade Operária (Apaco) formada por 165 famílias, 117 estão desabrigadas.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior também visitou a feira do Anil, que teve seu teto destruído nesta madrugada. O prefeito determinou a limpeza do canal do Anil e, após verificar a gravidade da situação, estabeleceu obra de reconstrução da feira como uma das prioridades da pauta da Semosp. A partir desta quinta-feira (14), todas as famílias que estão vivendo em áreas atingidas pelas chuvas, serão atendidas prioritariamente pela Semcas.

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito e secretários municipais visitarão o bairro São Raimundo, onde a população interditou a via por conta do alagamento ocasionado pela chuva.
Advertisemen