-->

Copa Africana: apesar da guerra civil e da intervenção militar francesa, Mali se classifica para semifinais

Publicidade
RFI

Ghana foi o primeiro país a se classificar para as semifinais da Copa Africana das Nações após a vitória de 2 a 0 sobre Cabo Verde, em partida disputada neste sábado em Porto Elisabeth. A África do Sul, anfitriã do torneio, decepcionou sua torcida ao perder nos pênaltis a vaga para o Mali.

É a quarta-vez consecutiva que Ghana fica entre as quatro melhores equipes do continente. Para Cabo Verde, a derrota tem um gosto amargo, apesar de que o país sai de cabeça erguida do torneio já que em sua primeira participação na competição passou da primeira fase.

O primeiro gol de Ghana foi de pênalti, anotado por Mubarak Wakaso, no início do segundo tempo. Cabo Verde pressionou e teve várias oportunidades de chegar ao empate, mas nos minutos finais da partida, no contra-ataque, Wakaso selou a vitória de Ghana ao encontrar o gol vazio já que o goleiro caboverdiano tinha subido ao ataque.

Mali
O Mali foi a segunda equipe a se classificar após eliminar a África do Sul nos pênaltis. No tempo regulamentar, a partida, disputada em Durban, terminou empatada em 1 a 1. O time da casa abriu o placar aos 31 min com Rangies. O time malinês empatou aos 13 do segundo tempo com Keita.

Na cobrança de pênaltis, os sul-africanos anotaram apenas a primeira cobrança com Tshabalala. E errou as duas seguintes. O Mali colocou todas as bolas na rede e comemorou a passagem para as semifinais após vencer por 3 a 1 nas cobranças.

Na próxima fase o Mali enfrenta o vencedor da partida deste domingo entre a Costa do Marfim e Nigéria, em Rustenburg. Ghana vai jogar contra o vitorioso do duelo entre Togo e Burkina Faso, a ser disputado em Nelspruit.
Advertisemen