-->

Circuitos da Alegria animam foliões em mais uma noite de festa nos bairros

Publicidade
Prefeitura de São Luís

São Luís, MA - Foliões se divertiram em mais uma noite de Carnaval com muita festa espalhada pelos bairros da cidade. Os Circuitos Cohab/Cohatrac, Anjo da Guarda, Desterro e a Praça Maria Aragão contaram com a participação do público, que curtiu a festa de Momo em família, com conforto e segurança garantidos pela Prefeitura de São Luís.

Fofões, coreiras e personagens de Blocos Tradicionais
fizeram a festa de turistas no aeroporto de São Luís
A boa receptividade do público nos Circuitos é uma prova de que a política de descentralização do carnaval foi aprovada pelo folião de São Luís. “Percebemos que é exatamente isso que as pessoas estão buscando e vamos apostar mais nessa ideia”, garante o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

No Circuito Cohab/Cohatrac, situado no Largo da Feira Livre, no Planalto Anil II, a programação começou às 17h com a apresentação da banda Sem Limite. Em seguida, os brincantes do Bicho Terra incendiaram os foliões de todas as idades. A pequena Yane, de apenas quatro anos de idade, arrastou a mãe para a folia. “Ela adora as músicas do Bicho Terra e aqui está bem tranquilo para as crianças”, frisou Sânia Raquel Martins, que levou ainda a filha mais velha, Yasmin, de onze anos.

A festa continuou com as apresentações das bandas Big Band, Argumento e Lapada, encerrando a festa, que transcorreu com muita tranquilidade. “Está tudo dentro da normalidade e isso é bom para todos”, assegura o Capitão Pinho, da Polícia Militar, responsável pela segurança dos brincantes nos dois dias de folia no bairro.

Moradora do bairro há 30 anos, Fátima Rabelo adorou o carnaval nos bairros. “Excelente essa ideia e espero que façam o São João perto de nossa casa também”, deseja a funcionária pública.

Carnaval no Desterro
O primeiro dia de folia na comunidade do Desterro foi marcado pela tranquilidade e animação, na Praça da Flor do Samba . Ao som do grupo “Tô Legal”, a meninada dançou e pulou até serem eleitas a melhores fantasias. O Baile Infantil, que abriu a programação da noite, foi organizado pela própria União de Moradores, que mobilizou a comunidade para participar do evento.

Moradora do bairro desde que nasceu, a administradora Cláudia Paixão, 50, congratulou a iniciativa da Prefeitura em descentralizar a folia de Momo. “Sou Nascida e criada no Desterro e ainda não tínhamos vivido um Carnaval desta forma organizada e voltada para a comunidade. Estou achando ótima esta iniciativa, porque beneficia as famílias que gostam desta festa e também valoriza outros bairros que não somente a Madre Deus”, comentou. Ela estava acompanhada de amigos e da filha de cinco anos, Valentina, que ia participar do concurso de fantasia.

Segundo o presidente da União de Moradores, Denis Cutrim, o evento, com o apoio da Prefeitura, deu a oportunidade não só de as pessoas da comunidade se divertirem, como também valorizar os artistas do bairro. “A programação que antecede a oficial está voltada para a criançada, o que é uma ideia sugerida pela equipe da própria Func, e que nós acatamos prontamente. E, para animar o Baile Infantil, convidamos o grupo “Tô Legal”, que é formado por rapazes daqui mesmo do bairro. Então, é um momento, tanto de alegria, quanto de valorização dos nossos artistas”, resumiu.

Para garantir a segurança da festa, a Prefeitura contou com a parceria da Polícia Militar, que disponibilizou policias para a área. “Acreditamos que tudo vá transcorrer na maior tranquilidade, até porque é uma festa para famílias, onde todos são conhecidos e tem muita criança”, observou o soldado Roniel, da Companhia de Turismo da PM.

Anjo da Guarda também em festa
No Circuito do Anjo da Guarda o sucesso de público, segurança, comodidade e diversão se repetiu em mais uma noite de festa. O Largo do Teatro Itapicuraíba ficou pequeno para o público que prestigiou o show contagiante do Grupo Passaporte, seguido pelo cantor maranhense Mano Borges.

Para Mano Borges, a efervescência artística que existe no bairro conspira para o sucesso que está sendo o carnaval comunitário. “É com muito prazer que a gente traz o nosso trabalho de carnaval para este bairro que tem um calor cultural e uma energia que contagia multidões, seja com as brincadeiras juninas, com a Via Sacra ou mesmo no carnaval.”

A festa seguiu com o Show do Grupo Madrilenus, com o melhor do samba e do pagode, momento em que a comunidade recebeu a visita da corte momesca. O Rei Momo Vitor Mendes, acompanhado da Rainha Rayane Moraes e as Princesas Mayara Maranhão e Cacau Dorneles caíram na festa sob o ritmo de antigos samba enredos e foram aplaudidos pelo público, sobretudo pelas crianças que cercaram a Corte para uma sessão de abraços e fotos.

Para o Coordenador do Carnaval Comunitário, Gigi Moreira, o circuito vai ficar marcado na história do bairro. “A gente se comprometeu com o carnaval nos bairros e estamos fazendo uma linda festa, sem dúvidas estamos satisfeitos com o resultado do trabalho. E já temos encontro marcado com o folião do Anjo da Guarda para o próximo ano”, afirma.

Crianças se divertem na Maria Aragão
A diversão das crianças já transformou a Praça Maria Aragão em um ponto de encontro das famílias durante a folia de Momo. Com uma programação variada, voltada para todos os públicos, e uma estrutura que atende a todas as necessidades dos foliões, garantem que o Carnaval transcorra com a tranquilidade esperada pelas pessoas que frequentam o local.

Para a dona de casa e moradora do Centro, Isabel Malheiros, 39 anos, a comodidade de ter a folia perto de casa e longe do tumulto, era o que faltava para brincar o Carnaval com a família. “Tínhamos como opção o bairro Madre Deus, aqui perto, mas temia levar as crianças para lá. Aqui temos espaço para elas brincarem, nos divertimos com as atrações e ainda temos toda a estrutura de barracas e banheiros, além da segurança, que já compensa tudo”, frisou.

Carnaval da Alegria
A Prefeitura de São Luís, por meio de suas secretarias, fundações e institutos, realizam o Carnaval 2013, cujo tema “São Luís, Capital Brasileira da Alegria” tem como objetivo levar a alegria da folia de Momo para os bairros da cidade, buscando atingir famílias inteiras, com uma programação voltada para todos os públicos, garantindo segurança e a estrutura necessária para a realização da festa. Além disso, buscam valorizar as manifestações populares e artistas locais preparando uma programação genuinamente maranhense para os quatro dias de Carnaval.

Fotos



Advertisemen