-->

Chuva de meteoritos cai na Rússia e deixa mais de 400 feridos

Publicidade
RFI

Uma chuva de meteoritos caiu nesta sexta-feira pela manhã e deixou pelo menos 400 feridos na região russa dos Urais. De acordo com as autoridades do país, a explosão atingiu seis cidades. Segundo a administração da cidade de Tcheliabinsk, o choque provocado pela queda do corpo celeste atingiu diversos imóveis e deixou a população em pânico.

A população entrou em pânico ao ver a bola de fogo cair do céu. Inicialmente, o governo anunciou que apenas 250 pessoas foram feridas pelos vidros que explodiram nos prédios com o impacto que a queda do meteoro provocou na atmosfera. Em Tchelialibinsk, um muro caiu e deixou quatro feridos graves, de acordo com a agência Interfax. Um pouco mais tarde, um novo balanço indica que pelo menos 400 pessoas ficaram feridas.

O governo russo divulgou um comunicado sobre a queda do meteoro, explicando que o corpo celeste atingiu áreas pouco habitadas na região. "Um meteorito se desintegrou em cima dos Urais, queimando parcialmente as camadas mais baixas da atmosfera. Os fragmentos do meteorito atingiram a Terra", diz o comunicado.

A cerca de 200 quilômetros, no sudeste, na cidade de Ecaterinburgo, testemunhas viram no céu a trajetória de um corpo celeste caindo e imaginaram o pior. "Eu pensei que fosse um avião ou um míssil. Fiquei com: muito medo", explicou uma francesa entrevistada pela rádio Europe1. (Confira no vídeo a imagem e o som da explosão do impacto do meteorito com a atmosfera).

Asteróide passará próximo da Terra
Um asteróide chamado 2012 DA14, de cerca de 45 metros de diâmetro e pesando130 mil toneladas, também passará perto da Terra nesta sexta-feira, a cerca de 27 mil quilômetros sobre a Indonésia, nesta sexta-feira. Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), não será possível observá-lo a olho nu, e não existe nenhum risco dele colidir com o planeta. Ainda não se sabe se a chuva de meteoritos tem alguma relação com o corpo celeste, já que os meteoritos são fragmentos de asteróides.
Advertisemen