-->

Carnaval realizado pela Prefeitura é encerrando com saldo positivo

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - O público pode prestigiar durante os quatro dias de folia uma programação diversificada e brincar com o conforto, a segurança e a tranquilidade

A festa momesca deste ano, realizada pela Prefeitura de São Luís, foi pautada pela valorização da cultura local e pelo resgate, difusão e fortalecimento do carnaval tradicional, apoiando principalmente eventos comunitários e circuitos de rua nos bairros da cidade, incluindo áreas da zona rural.

Durante toda a pré-temporada carnavalesca e os quatro dias de festa momesca realizados na Praça Maria Aragão e nos Circuitos da Cohab/Cohatrac, Desterro e Anjo da Guarda, o público pode prestigiar uma programação diversificada e brincar com a família, tendo garantidos: o conforto, a segurança e a tranquilidade.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, o objetivo foi alcançado. “Findamos um evento importante do Calendário Cultural da Cidade com o saldo positivo, pois garantimos todas as condições para que os foliões brincassem o Carnaval com alegria e animação em total segurança. Não estamos preocupados com números ou com quantidade, e sim com a qualidade e o bem-estar da população”, frisou.

A descentralização das atividades carnavalescas foi aprovada pela população, que participou expressivamente dos Circuitos de rua nos bairros. “Apostamos em um Carnaval alternativo e atípico, já que sempre era realizado somente na Passarela do Samba. No entanto, fomos surpreendidos pela fácil aceitação e receptividade da população, que compareceu todos os dias nos Circuitos, fazendo da festa um verdadeiro baile de rua”, completou Gonçalves.

Grande público na Maria Aragão
O último dia de folia na Praça Maria Aragão foi marcado pela significativa presença popular que prestigiou a originalidade e a tradição do encontro “Afro Encanto”. Centenas de pessoas viram de perto o canto, a dança e magia da apresentação dos Blocos Afros: Akomabu, Officina Affro, Didara, Juremê, Abiyeê Maylô, Omnirá, Gdam, Abibimã e Netos de Nanã.

O palco foi tomado por composições ricas, ritmadas ao som de tambores e vozes que ecoam as nossas raízes africanas. Para Joelma Quesths, integrante do Bloco Officina Affro, o espaço foi uma oportunidade para a expressão da cultura afro brasileira. “O encontro de Blocos Afros representou um momento de valorização da nossa Cultura Popular, sobretudo, da Cultura Negra. Adorei a oportunidade de dançar para um público receptivo e que respeita não só o nosso trabalho, mas a importância dos nossos ritos”, destacou.

E, a festa não parou por aí! A artista Teresa Cantu fez um show com repertório variado que não deixou nenhum folião de fora da agitação. Logo após, quem deu o tom da festa foi a Banda Máquina de Descascar Alho com músicas que marcam o Carnaval maranhense. Na sequencia, a animação ficou por conta do Bicho Terra que levantou o público com as tradicionais músicas e coreografias, em um conjunto de emoções que contagiou pessoas de todas as idades.

Despedida de Momo
O encerramento da festa e do reinando de Momo foi anunciado com uma solenidade simbólica, onde o Rei Momo Vitor Mendes entregou a chave da cidade ao Pai Francisco e Mãe Catirina, acompanhados do grupo Trupiada da Ilha, formado por integrantes das mais variadas manifestações culturais. Com este ato, ficou aberto simbolicamente o ciclo junino na capital maranhense. A saudação foi feita ao som de matracas, zabumbas e pandeirões, e também por São Pedro, que enviou a chuva para abençoar o momento.
Advertisemen