-->

Capela de São Benedito é reaberta às 17h com Ladainha

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - A Fundação de Cultura (Func) realizará na tarde deste sábado (16) a reabertura da Capela de São Benedito, situada na Fábrica de Artes São Luís, no bairro Madre Deus. A solenidade acontece às 17 horas com a celebração de uma ladainha em homenagem ao Santo e contará com a presença de integrantes de diversos grupos de Tambor de Crioula. Logo em seguida, haverá uma grande confraternização com a apresentação conjunta dos grupos de Tambor de Crioula.

A iniciativa visa revitalizar o espaço dedicado a essa expressão popular e religiosa que une os que a praticam, envolvendo diretamente na manifestação um contingente superior a 2.500 pessoas, isso só em São Luís. Ao mesmo tempo, contribuirá para o resgate de um legado sócio-histórico-cultural herdado pela população afro-descendente.

“É fundamental que se multipliquem espaços que contribuam para o fortalecimento desta manifestação cultural que não é só nossa, ganhou o mundo com o título conquistado, e hoje atrai a atenção de pessoas de todos os lugares”, frisou o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

A Capela destinada a São Benedito foi inaugurada em 2007, ano em que o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. No entanto, o espaço esteve fechado por mais de quatro anos e encontrava-se em condições de abandono.

A Fábrica de Artes São Luís fica localizada na Rua de São Pantaleão, Madre Deus, próximo ao Ceprama.

A manifestação
O Tambor de Crioula é uma das expressões mais populares nas casas de cultura afro do Maranhão. É uma celebração baseada na música, canto e dança que mistura fé e diversão. Ao tornar-se uma dança mais urbana, os homens passaram a tocar e cantar e, as mulheres entraram na brincadeira como as dançarinas, chamadas hoje de coreiras, que trazem uma característica marcante: a pungada ou umbigada, que é o convite para entrar na roda.
Advertisemen