-->

Atenção, muita atenção: Brasília tem Carnaval!

Publicidade
Daniela Cadena Henrique, Quadrado

Brasília, DF - Passar carnaval em Brasília já foi sinônimo de desgraça pura, depressão completa, tristeza sem fim. Era um Pacotão e olhe lá – de resto, muito cinema, sono e céu nublado. Calma que não vou dizer que o carnaval candango é o melhor do mundo, mas peraí… já melhorou demais!

Primeiro que muita gente, e cada vez mais, fica na cidade: quem não é muito carnavalesco (como eu) e quem foge das cidades lotadas e caras nessa época do ano (eu também). Essa turma que fica mostrou, no ano passado, que o carnaval brasiliense existe sim, e nem só de marchinha ele vive. Era tanta gente na rua e tanta festa legal que entrou para a história – pra minha, pelo menos.


Então vamos lá, que a programação é boa. Algumas opções que a gente selecionou pra você:

Babydoll de Nylon
Sábado, 15h, no balão da 201/401 Sul.
“O menor, mais rídiculo e menos promissor bloco de carnaval de Brasília”. Com essa propaganda, quem não se apaixona? Em seu terceiro ano, o Babydoll já entrou no calendário das festas mais divertidas do feriado. No som, “bregueiras, baianas, tosquices, marchinhas e outras lindezas sonoras.”
Página do evento: aqui
Página do Babydoll: aqui

À Tardinha do Cobogó
Sábado, das 15h às 19h, no Cobogó (704/705 norte).
A loja da árvore mais bonita de Brasília promove uma tarde com o DJ Montana, nosso guardião do roquenrol. Eles avisam logo: “Não haverá sambinha, telecoteco, balacobaco, mas Montana promete som de qualidade com clássicos de todos os tempos”.
Página do evento: aqui

U.M. Carnaval Diferente
Sábado, domingo e segunda, das 16h às 22h, no Loca como tu Madre (306 sul).
O Underground Movement (U.M.) é a festa eletrônica oficial do feriado desde 1999. Alguns dos melhores DJs da cidade se reúnem pra garantir a alegria de quem foge de marchinha. Neste ano, a festa vai ser aberta e de graça.
Página do evento: aqui
Página do U.M.: aqui

Bloco das Perseguidas
Domingo, a partir das 15h, na Pracinha da 201 Norte.
No ano passado, cartazes ofensivos contra mulheres foram colados na 201 Norte, onde fica o Balaio, que além de bar e balada é um espaço de discussão constante de movimentos feministas e de gênero. Em resposta, as militantes lançaram o bloco em janeiro, e a festa já é sucesso. No domingo, as Perseguidas saem da 201 Norte para encontrar o Pacotão, que parte da 302/303 Norte rumo a 504 Sul.
Página do evento: aqui

Bloco da Tesourinha
Domingo, das 15h às 23h, na praça da prefeitura da 410 Norte.
Aqui a pegada é mais família: um bloco inspirado nas frevolanças de Olinda e Recife, onde adulto brinca junto com criança e, animados por frevo e outros ritmos regionais bem populares, percorrem itinerários quase sempre irrelevantes – o objetivo não é necessariamente ir a algum lugar, apenas brincar ao longo de um trajeto qualquer. O nome se explica: a turma sai da 410 Norte, dá a volta na tesourinha da 209/210 e volta para o ponto de partida. Criançada fantasiada, frevo, banda de pífanos, alegria alegria.
Página do evento: aqui

Confronto Soundsystem
Domingo, das 15h às 3h, na Praça do Trabalhador.
Tradicional festa de ragga com forte influência hip-hop, o Confronto faz o seu baile de carnaval em frente à Galeria dos Estados, na área central do Plano.
Página do evento: aqui

Antibloco
Segunda, das 14h às 2h, na Praça do Trabalhador (em frente à Galeria dos Estados).
Outra opção pra quem gosta de música eletrônica. O evento é produzido pelo 5uinto – a festa eletrônica semanal da cidade –, que leva seus DJs pra rua pela primeira vez, e de graça.
Página do evento: aqui

Aparelhinho
Segunda, concentração às 15h, em frente ao Banco do Brasil do Setor Bancário Sul.
Os DJs do Criolina construíram um carrinho de madeira, com uma caixa de som e só. Foi uma das novidades boas do carnaval passado, juntando clássicos carnavalescos com música eletrônica, latina, caribenha, africana… aquela mistureba do Criolina que a gente adora.

O traje oficial do bloco é azul e laranja. E à noite eles vão parar no Calaf, que pega fogo com o Criolina especial de carnaval. Atenção para a campanha de crowdfunding que está arrecadando dinheiro para manter o Aparelhinho.
Página do evento: aqui

Criolina Carnavalesca
Segunda, a partir das 21h, no Calaf.
Uma parte do público acompanha o Aparelhinho desde cedo e já emenda com o Calaf, então imagine o nível da animação. Imaginou? Multiplique. É um clima de salve-se quem puder que rende, no mínimo, muita risada. Além do baile brega com os DJs do Criolina – Barata, Pezão e Oops –, duas bandas vão misturar carnaval com rock e ragga.
Página do evento: aqui
Advertisemen