-->

Incêndio em Santa Maria (fotos): Facebook informa sobre situação de estrangeiros

Publicidade
Terra

Santa Maria, RS - Estudantes estrangeiros que estão em Santa Maria fazendo intercâmbio usaram o Facebook, na manhã deste domingo, para alertar amigos e familiares de que estão bem e não se feriram no incêndio que deixou 232 mortos em uma boate nesta madrugada.


Abdallah Al Siyabi estava na festa com amigos brasileiros e contou ao Terra que avisou os conhecidos via Facebook, quando chegou em casa após depois de conseguir sair do clube. Natural de Omã, ele está no Brasil fazendo em um programa da Aiesec, organização internacional de estudantes que tem escritório em Santa Maria.

O comitê local da organização também usou o Facebook para checar se todos os intercambistas da cidade estavam em segurança. Quem não respondeu na rede social recebeu uma ligação. A Aiesec de Santa Maria ainda aconselhou todos os cerca de 30 estrangeiros que avisassem suas famílias de que estão bem. "A maioria deles também escreveu na timeline, não foi nem por inbox (mensagem privada)", conta uma membra que participou da checagem.

Abdallah relata que havia muita fumaça dentro do clube Kiss, e que enquanto tentava sair de dentro da boate, procurava pelos amigos. "Tinha fumaça por tudo, não dava para enxergar", repete várias vezes. Sem conseguir encontrar os brasileiros com quem estava, ele - que estava próximo da porta de saída - deixou o local sozinho. "Do lado de fora também tinha muita fumaça, os bombeiros estavam tentando mas tudo o que eles conseguiam ver era fumaça e gente saindo", conta.

Depois de algum tempo do lado de fora, Abdallah encontrou os amigos e foi levado para a casa em que mora em Santa Maria.

Veja fotos da tragédia:



Advertisemen