-->

Zé Carlos destaca o Dia do Blogueiro no MA

Publicidade
Luis Cardoso

Hoje, a imprensa maranhense irá comemorar pela primeira vez, no âmbito estadual, o Dia do Blogueiro. A proposta desta data alusiva foi aprovada pela Assembleia Legislativa, através do Projeto de Lei nº 220/2011, de autoria do deputado Zé Carlos do PT.

Deputado estadual Zé Carlos do
PT instituiu o Dia do Blogueiro
A ferramenta blog enquanto elemento agregador de informação para a atividade jornalística, no Maranhão, foi popularizada pelo trabalho do jornalista paraense Walter Rodrigues, inspiração para que a data alusiva fosse criada no estado.

Com o “Blogue do Colunão”, Walter Rodrigues tornou-se ícone do jornalismo político em todo o Maranhão. Antes se consagrar como blogueiro, atuou em vários periódicos, dentre eles O Estado do Maranhão, O Imparcial, O Debate e Jornal Pequeno.

Walter Rodrigues também lutou contra a tortura e pela defesa dos direitos humanos. Foi com essa postura que recebeu, em 2008, o Prêmio José Augusto Mochel, entregue pelo Comitê Municipal do PCdoB.

“Hoje podemos afirmar que seu compromisso social e profissional não foram em vão. Também reconhecemos nesta Casa a sua trajetória marcante, interrompida no dia 18 de maio de 2010, aos 60 anos de idade”, declarou o deputado Zé Carlos.

Durante a sua fala no Pequeno Expediente de ontem, quinta-feira,, o petista disse que esta justa homenagem a Walter Rodrigues é igualmente dedicada àqueles que valorizam a qualidade da informação e contribuem para a formatação de imagens e conceitos de temas de interesse regional, nacional e até mesmo internacional; mantendo os leitores sempre atualizados, em tempo real, a respeito das notícias de destaque quer seja em nosso estado, quer seja no restante do mundo.

Outro detalhe importante na valorização do trabalho do blogueiro é a questão da confiabilidade na opinião do autor. Ao contrário das demais mídias, em que, teoricamente os fatos devem ser apresentados de forma imparcial, o blog tem assumidamente papel opinativo.

Walter Rodrigues com sua mãe, Denise, no Convento das Mercês em São Luís


Papel opinativo este que protagonizou o assassinato do jornalista Décio Sá. “Sobre este episódio brutal na história de nossa imprensa, tenho a convicção de que não se pode aceitar nenhuma forma de violência, sobretudo, a pistolagem. Toda a sociedade maranhense necessita de uma resposta e, seus culpados, devem ser punidos”, afirmou o parlamentar do PT.

Zé Carlos atentou para a responsabilidade que o administrador de um blog toma para si ao publicar seus textos. “O jornalista blogueiro então passa a assumir o papel de ser o seu próprio juiz”, opinou. Ele destacou que, da mesma forma que a liberdade de expressão é um direito garantido aos cidadãos, a ética no jornalismo é uma obrigação prevista em lei.

Ao final de seu pronunciamento o petista frisou que o Dia do Blogueiro, além de homenagear o rico trabalho de Walter Rodrigues, será uma data para referenciar a liberdade de expressão como um bem inerente e, por isso, deve ser mantida viva, no cotidiano.

Blog Luís Cardoso
Advertisemen