-->

Que nem Julio Verne, na ficção, diretor de cinema faz viagem ao fundo do mar

Publicidade
O realizador desceu no domingo ao ponto mais profundo do oceano, a Fossa das Marianas, a bordo do batiscafo e filmou-a em alta resolução 3D

James Cameron embarca para viagem de 11km de profundidade no Oceano Pacífico
Demorou 7 anos o trabalho de preparação de Cameron para fazer a descida e, este domingo, numa viagem de cerca de 3 horas, o realizador mergulhou nos 11 quilómetros de profundidade do Abismo de Challenger, uma das zonas da Fossa das Marianas, no oceano Pacífico (o vídeo promocional da ação da National Geographic permite perceber o alcance deste mergulho).

O realizador de cinema levou com ele uma câmara e filmou a descida em alta definição 3D, colheu amostras de rochas e de organismos vivos.

As imagens vão fazer parte do novo documentário de James Cameron.


Ele viajou dentro da fossa a bordo de um batiscafo, uma espécie de mini-submarino batizado com o nome " Deepsea Challenger", construido de propósito para esta descida.

É a terceira vez na história que o Homem desce ao fundo da Fossa das Marianas. A primeira aventura aconteceu em 1960. Viajaram no batiscafo "Trieste" um tenente da marinha norte-americana e o cientista suíço Jacques Picard. A submersão durou 20 minutos.

Em 1995 houve nova viagem mas feita por um submarino-robô japonês, o Kaikõ.

Esta é a terceira descida à Fossa das Marianas, mas James Cameron junta dois feitos nesta aventura: é o primeiro homem que o faz sozinho e é o primeiro a filmar o interior do profundo desfiladeiro marinho. A tecnologia jogou a favor dele: os batiscafos usados até agora, tinham as janelas para o exterior do tamanho de moedas, para que os materiais conseguissem aguentar a pressão exterior. Mas o batiscafo de Cameron, já permitiu aberturas maiores para que o realizador pudesse filmar a fossa.

Se juntarmos a isto o facto da superfície de Marte ser mais conhecida dos cientistas do que a Fossa das Marianas e que só lá estiveram três homens enquanto na lua já estiveram 12, podemos concluir: que grande aventura, esta, de James Cameron!

Nota do Blogueiro: O título é do Blogue. O original é "James Cameron explora a Fossa das Marianas".

Fonte: Mais Cinema
Advertisemen