-->

Com Flávio Dino na Embratur, Ongs saem de cena e entram municípios e estados como parceiros principais

Publicidade
Em reunião realizada ontem à tarde (segunda-feira,12) com a Anseditur – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores - o presidente da Embratur anunciou a instituição da Verba Descentralizada para os Municípios a partir do ano que vem. O orçamento inicial disponível será de R$ 5 milhões.

Secretários de Turismo e o presidente da Embratur, Flávio Dino (C)
A portaria será publicada no Diário Oficial da União, para ser utilizada em ações que divulguem os produtos turísticos dos municípios no mercado internacional, alinhados em ações estratégicas da Embratur. Flávio Dino ressaltou que, além da Verba Descentralizada aos Estados, o governo vai repassar recursos desta verba diretamente para os municípios.

“Os valores serão direcionados para municípios ou grupo de municípios, organizados mediante instrumentos de cooperação”, detalhou. A medida havia sido indicada pela direção do Instituto durante a reunião anterior da Anseditur que ocorreu em outubro, durante o Congresso Abav, no Rio.

Durante a apresentação, ressaltou também que a distribuição dos recursos será efetuada a partir de um Chamamento Público, com edital que fixará os requisitos e critérios objetivo para a seleção dos projetos beneficiados. “Convido a Anseditur a participar da elaboração do edital, para que tenhamos critérios transparentes de escolha. A nossa expectativa é divulgá-lo em fevereiro, a partir daí, inicia-se o processo de liberação dos repasses’, explicou.

Para Luiz Fernando Moraes, presidente da Anseditur esta é uma iniciativa inédita que abre uma nova oportunidade para os municípios brasileiros. “A partir de agora, poderemos aproveitar a crescente importância do turismo internacional no desenvolvimento regional e mostrar para o mundo mais produtos turísticos do Brasil”, comentou Moraes.

Flávio Dino também apresentou na reunião o planejamento da Embratur para o próximo ano. Entres as novidades, está a concentração das ações de promoção turística do Brasil em 17 países. Sobre a instalação de 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), como unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. explicou que a reformulação completa destes pontos avançados deverá ser definida até o inicio do próximo ano.

A presença da Embratur em feiras internacionais também foi tratada no encontro. Além de apresentar o conceito dos novos estandes, confirmou a presença do Brasil em 23 feiras, metade das 46 onde o Brasil esteve presente em 2011. Segundo Dino a forma de atuação em alguns mercados será modificada, mas isso não implicará na ausência de promoção turística do Brasil. “Os nossos países alvo tem perfis diferenciados, precisamos olhar caso a caso para definir o melhor plano de ação, isso implica em algumas mudanças”, acrescentou.

Fontes: Agência Estado e Brasil Turismo

Nota do Blogueiro: O título é do Blogue. O original é "R$ 5 milhões, verba descentralizada da Embratur para os municípios".
Advertisemen