-->

Em 2012, Serra Pelada volta a produzir ouro

Publicidade
por Frederico Luiz

No sábado, 19, a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) realizou a pré-assembléia dos associados em Imperatriz-MA. Outras 14 serão realizadas em cidades do Pará, Maranhão e Tocantins onde existem delegacias regionais da entidade.

Em janeiro de 2012 está prevista a grande assembléia geral da entidade em Curionópolis-PA, sede da entidade que é detentora dos direitos minerários da Nova Mina de Serra Pelada.

Assembléia da Coomigasp em Imperatrtiz no sábado, 19
A pesquisa mineral realizada na área da jazida aponta que Serra Pelada, distrito de Curionópolis, tem pelo menos 35 toneladas de ouro, além de paládio e outros metais preciosos.

À frente da Coomigasp e candidato a reeleição, o presidente da Cooperativa afirma ter confiança no futuro, principalmente, a partir do início da produção. Ex-secretário de Ação Social da prefeitura de Imperatriz e ex-secretário-adjunto de Desenvolvimento do Sul do Maranhão do governo do Estado, Gessé Simão concedeu essa entrevista exclusiva e simultânea aos Blogs do Zé Dudu (Parauapebas-PA) e Frederico Luiz (Imperatriz-MA). Acompanhe:

Há muito tempo se fala no retorno da produção em Serra Pelada. No próximo ano, o garimpeiro pode contar com a primeira barra de ouro?
Há muito tempo se falava muito e agia-se pouco. Em três anos nós saímos do zero, realizamos a pesquisa mineral, a concessão de lavra, a imissão de posse e as obras começaram com a extração mecanizada, qualificando e empregando mão-de-obra local. A nova mina de Serra Pelada é uma realidade graças à parceria com a Colossus e a formação a SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral).

E a situação do distrito de Serra Pelada? Por lá ainda moram muitos remanescentes da extração manual da década de 80?
O Distrito de Serra Pelada estava numa situação lastimosa. Altos índices de hanseníase e de HIV. Era um esconderijo de pistoleiros e assaltantes. A prostituição infantil era uma atividade permanente junto com o tráfico de entorpecentes. Seria muito equivocado ter uma mina tão rica e um distrito tão pobre. A partir da qualificação profissional estamos mudando esta realidade. Em parceria com a polícia do Pará colocamos um fim no tráfico e na prostituição infantil. Quem conhecia a Serra não conhece mais na atualidade. Em breve o distrito vai ganhar asfalto e mais projetos de qualificação e casas de alvenaria para os moradores.

E as dívidas trabalhistas da Coomigasp?
Um crime contra o associado cometido pelas gestões anteriores. Eles simplesmente combinavam com um e com outro para entrar na justiça pedindo milhares de Reais, a diretoria perdia o prazo e o processo corria a revelia e o resultado são precatórios criminosos, Estamos tentando reverter, judicialmente, esta situação. Somente a atual gestão eliminou, praticamente, R$ 1 milhão deste tipo de dívida. É bom lembrar que nesse meio existe gente honesta que trabalhou e deixou de receber seus direitos, mas o montante deles é bem menor. A maior parte vem deste ardil montado nas gestões do Major Curió e de João Lepos.

E sobre os gastos da Cooperativa, o relatório de gestão?
Quando a atual diretoria entrou, o nosso compromisso era de conseguimos a pesquisa mineral nestes três anos e entrar no processo de concessão. Avançamos bem mais do que isso. A Cooperativa não é deficitária, nossas contas estão rigorosamente em dia, os débitos são das gestões passadas. Agora, preferimos o caminho da democracia participativa e direta. Somente este ano foram cinco assembléias gerais e começamos as pré-assembléias. O associado recebe condução gratuita e alimentação para se deslocar. O garimpeiro decide sobre tudo, até os aditivos contratuais. Estamos em linha direta com Brasília, São Luís, Teresina, Palmas e Belém, para fazer prevalecer nossos direitos. Sou uma pessoa simples, continuo morando na mesma casa, minha mulher no começo não queria que eu me candidatasse à reeleição, mas eu tenho um sonho, o sonho de todo garimpeiro que é ver Serra Pelada funcionando e o garimpeiro feliz. Estamos perto de tornar realidade. Nossa gestão é transparente e muito diferente de outras concessionárias que deixam de prestar contas ao povo brasileiro, das riquezas que são da nossa gente.

O que esperar daqui para frente?
O tempo de preparar a terra, adubar, plantar e irrigar já passou. Em 2012 vamos fazer a colheita e uma parte importante que é a comercialização para que o sócio da Coomigasp tenha os dividendos depois de uma vida de espera. A realidade da extração de Serra Pelada está batendo a nossa porta. O presidente Lula ao nos conceder a concessão e presidenta Dilma ao nos apoiar demonstraram confiança no trabalhador e na trabalhadora do garimpo. Vamos responder a esta confiança com trabalho e geração de emprego e renda. Não é a toa que o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, gravaram mensagens pedindo ao associado que vote na nossa chapa, é mais uma demonstração que estamos no caminho certo.
Advertisemen